Nesta sexta-feira começa a programação do Festival de Cinema em São Luís

Agência Assembleia

icone-whatsapp

A edição 45 do Festival Guarnicê de Cinema, realizado pela Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), começa nesta sexta-feira (23).  Neste ano, o festival será realizado em formato híbrido, com a programação presencial e on-line, onde ocorrerá entre os dias 23 e 30 de setembro.

Durante a edição, o filme ‘Marte Um’, produzido pela Filmes de Plástico, foi o grande escolhido para abrir a edição do festival. Com direção e roteiro de Gabriel Martins e elenco composto por Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin, o longa-metragem mineiro é também o representante do Brasil no Oscar de 2022, pela categoria de melhor filme internacional. Além disso, o filme concede a Gabriel Martins o título de primeiro cineasta negro a ter um filme escolhido pelo país para buscar uma indicação ao Oscar.

 

O filme, com classificação indicativa de 16 anos, terá uma única exibição no Festival Guarnicê de Cinema, no dia 23 de setembro, no Teatro Napoleão Ewerton (SESC), a partir das 19h. A sessão será gratuita, e a retirada de ingressos será feita na bilheteria do teatro, no dia da exibição.

Na edição em que completa 45 anos, o evento homenageará a audiência. Neste ano, foram selecionados 79 filmes para as mostras competitivas. A mostra com o maior número de obras é a de videoclipes, com 26 produções.

Também serão exibidos 21 curtas-metragens nacionais, dez curtas maranhenses, oito longas nacionais, sete reportagens, quatro filmes publicitários e três longas maranhenses, além de mostras paralelas.

O Guarnicê, também, contará com uma série de mostras especiais, a exemplo da Mostra Especial Portuguesa, promovida em parceria com o Festival de Avanca, dirigido pelo professor da Universidade de Aveiro Antonio Valente. Também serão exibidas sessões especiais dos filmes ‘’Espero que Esta te Encontre e que Esteja Bem’’, de Natara Ney; e ‘’Autodeclarado’’, de Maurício Costa. Toda a programação do festival é gratuita.

 

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA