Funcionamento de serviços e comércio no Maranhão durante os jogos do Brasil

Agência Assembleia

icone-whatsapp

O jogo do Brasil, que tem data marcada para ser realizado nesta segunda -feira (5), contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo, às 16h, irá alterar o funcionamento do comércio, órgãos públicos e bancos no Maranhão.

Os bancos também seguem expediente diferente, seguindo decisão comunicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O horário de funcionamento hoje é das 9h às 14h. Em todos os casos, considera-se o horário de Brasília.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que não há regra específica prevista em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sobre o horário de funcionamento do comércio em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022.

As empresas têm liberdade para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente. Para a compensação das horas não trabalhadas é necessário firmar, previamente, acordos individuais com os empregados.

Em caso de interrupção do expediente por decisão exclusiva da empresa, as horas não trabalhadas não poderão ser compensadas posteriormente pelo empregado.

Quando os jogos ocorrerem às 16h, o expediente irá até 14h.

Expediente das 8h às 14h.

De acordo com as orientações, publicadas no Diário Oficial da União, em dias de jogos às 16h, o trabalho é encerrado às 14h.

As regras se estendem a todos os servidores e empregados públicos, os contratados temporários e os estagiários. As horas não trabalhadas por conta dos jogos terão de ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023.

Os supermercados vão funcionar normalmente no Jogo do Brasil contra a Coreia do Sul.

O expediente interno é encerrado às 14 horas, quando o jogo da Seleção tiver seu início às 16 horas.

 

 

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA