Docente lança livro que reúne pesquisas da trajetória audiovisual maranhense

Fonte: UFMA

icone-whatsapp

O professor do curso de Comunicação Social, Euclides Moreira Neto lança durante a 15ª Feira do Livro de São Luís (Felis), que ocorre até o dia 11 de dezembro, no Centro de Convenções da UFMA, mais uma obra de sua autoria “Reminiscências do Cinema Maranhense”, que reúne duas pesquisas realizadas nas décadas de 1970 e 1980 sobre a introdução do cinema em São Luís e o ciclo audiovisual local desenvolvido naquelas décadas pelos cineastas atuantes na região.

Segundo o autor Moreira Neto, essa nova obra apresenta os conteúdos dos livros “Primórdios do cinema em São Luís” e “O Cinema dos anos 70 no Maranhão”, acrescido de notas explicativas, um vasto acervo de fotos e de recortes de jornais sobre o movimento cinematográfico veiculado nos jornais locais e um Prefácio primoroso do cineasta Murilo Santos.

Euclides esclarece que esta nova publicação foi pensada após o cineasta, fotógrafo e professor do Departamento de Artes Visuais da UFMA, Murilo Santos, ter lhe alertado sobre a importância de recuperar o conteúdo de ambos os livros, que estavam com edições esgotadas e os mesmos apresentavam vastas informações sobre o desenvolvimento do cinema em São Luís e no Maranhão.

No Prefácio de “Reminiscência do Cinema Maranhense”, o cineasta Murilo Santos afirma que “em ambos os livros tenho algum tipo de participação, direta ou indiretamente, na produção de fotografias que ilustram o primeiro ou em citações da minha produção cinematográfica nos anos 70 e 80, presentes no segundo. Entretanto, o mais importante é que o tempo foi construindo em mim uma preciosa relação afetiva com esses dois trabalhos”.

Segundo ele, atender ao convite do professor Euclides, que é companheiro de métier como superoitista, e o primeiro pesquisador do cinema maranhense, além de um dos mais produtivos realizadores "superoitistas" dos anos 70 e início de 80 do século passado no Maranhão, é ter um pedaço da memória do cinema maranhense desse período presente sem suas próprias memórias. “Ser convidado para prefaciar o livro me provoca a reviver lembranças de uma época de muitos sonhos, esperanças e sabor de pioneirismo em nossas ações como cineastas e cineclubistas”, enfatiza.

O autor Euclides Moreira Neto esclarece ainda que o produto final das duas publicações, que é objeto desta nova edição, foi realizado em um momento que não dispunha de recursos tecnológicos, que facilitassem aos investigadores ousar seus procedimentos conteudísticos. “Ao acessar os resultados verifica-se que a impressão de ambas foi feita a partir de texto datilografados, no espaço dois, com corpo 12, incluindo ilustrações, fotografias de originais impressos, por meio de fotolitos, método já abolido há mais de 30 anos pelos modernos processamentos de impressão gráfica”, explica.

A obra também está sendo disponibilizada na Livraria da AMEI, no São Luís Shopping.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA