Grupo Mercúrio realiza campanha de doação de sangue em São Luís

Agência Assembleia

icone-whatsapp

O Grupo Mercúrio, holding de empresas da área da saúde, anunciou a retomada de uma ação de responsabilidade social que já teve quatro edições e que foi interrompida devido a pandemia da Covid-19. Trata-se da V Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio, ação que não poderia ser mais oportuna frente às atuais dificuldades de estoque de bolsas de sangue do Hemomar, que chegou ao seu limite mínimo.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade. Essa campanha visa também incentivar a mudança de comportamento, para que mais maranhenses possam passar a ser doadores regulares de sangue, repetindo a doação a cada três meses, independente de campanhas:

A ação terá como meta arrecadar um total de 1.500 bolsas de sangue em 60 dias úteis; 500 a mais do que na última edição. O pontapé inicial já foi dado, com uma reunião de planejamento que aconteceu no Hospital do Servidor Estadual /HSE, envolvendo lideranças do HSE que conta com gestão do Grupo Mercúrio / HSLZ.

A Dir. de Enfermagem do HSE/HSLZ Beatriz Rosa ressaltou que a demanda por bolsas de sangue vai muito além de pacientes de cirurgias e emergências, há também muitas pessoas que necessitam de transfusões de sangue de forma contínua para sobreviver. Ela lembrou que desde o período da pandemia da Covid-19, as pessoas que costumavam doar sangue regularmente deram uma recuada, e com isso, os estoques do Hemomar ficaram em estado crítico.

Vale lembrar que uma bolsa de sangue doada, o que equivale a aproximadamente 450ml, ajuda a salvar em média a vida de quatro pessoas. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes, além de casos de pacientes crônicos com anemias profundas e hemofilia entre outros casos que fazem uso constante de sangue.O sangue doado não é usado apenas para cirurgias. Há diferentes componentes do sangue e cada um é usado para determinados fins: Hemacias; Palquetas; Plasma e Farores de Coagulação Crioprecipitado (CRIO).



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA