Fevereiro Laranja: A Leucemia é o Sexto Tipo de Câncer Mais Frequente no Nordeste

Agência Assembleia

icone-whatsapp

Fevereiro é também mês de cuidados e prevenção, para o setor da saúde, o momento é voltado para conscientizar a população sobre doenças como a leucemia, na campanha denominada de fevereiro Laranja.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer / INCA a leucemia é o sexto tipo de câncer mais frequente entre homens na região nordeste, e o nono entre mulheres na mesma região. O instituto prevê ainda que cerca de 11 mil pessoas possam vir a ser diagnosticadas no Brasil com essa doença até 2025.

Elda Noronha, pós-doutora em Atenção ao Câncer e assessora científica do Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão/Lacmar explica o risco de se confundir a leucemia com outras doenças e, assim, retardar o diagnóstico, levando o paciente a uma situação quase irreversível:

“A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue, cuja principal característica é acumular células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas saudáveis. Os sintomas iniciais da leucemia podem ser facilmente confundidos com sintomas de outras doenças, como febre, fraqueza, dores nas articulações, e com isso há o risco de se retardar o diagnóstico. E consequente, o tratamento desse câncer, que em muitos casos se instala de forma discreta”, destaca Elda Noronha, que recomenda a realização do hemograma completo de três em três meses, de forma preventiva.

O alerta é que alguns sinais devem ser observados com atenção: Fadiga persistente, febre, sudorese noturna, perda de peso sem motivo aparente, dores nos ossos e nas articulações, além de sangramentos e hematomas frequentes.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade/SIM, a Leucemia Aguda é o tipo de câncer mais incidente na infância e no Brasil, esse tipo de câncer ficou na oitava posição entre as causas de óbito de crianças na faixa etária de 0 a 4 anos e a principal causa de mortalidade entre o público de 5 a 19 anos de idade. Em países desenvolvidos, a taxa de cura desse tipo de câncer entre crianças e adolescentes supera os 80%, e para isso a detecção e o tratamento precoces da leucemia são determinantes.

O diagnóstico precoce da leucemia é fundamental para o sucesso do tratamento, uma vez que esse é um câncer que pode se espalhar rapidamente e comprometer o funcionamento do sistema imunológico. Por isso a importância de realizar exames periódicos. E o principal exame para o diagnóstico de leucemia é o hemograma. A detecção precoce desse câncer é portanto, fundamental para identificar a doença em fases mais iniciais e obter maiores chance de sucesso no tratamento. A confirmação do diagnóstico é feita por exames mais especializados como mielograma, imunofenotipagem e testes de biologia molecular.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA