Poder Judiciário avança com a instalação de mais dois Pontos Digitais

Programa chegou à Comarca de Governador Nunes Freire, nesta quarta (19), e concluiu interligação da Comarca de Maracaçumé

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) prossegue instalando Pontos de Inclusão Digital (PID) ao longo dessa semana, entre os dias 18 e 20 de abril. Dessa vez, os termos judiciários de Centro do Guilherme (Comarca de Governador Nunes Freire) e Centro Novo do Maranhão (Comarca de Maracaçumé), foram beneficiados com as ações do programa “Justiça de Todos”.

Em Centro do Guilherme, a sala foi instalada no Centro Administrativo do município, localizado na Rua do Comércio, n.º 263, Centro. Durante a solenidade de inauguração, realizada no auditório da Câmara Municipal e prestigiada por um grande número de servidores municipais e pessoas da comunidade, a juíza Tereza Nina, coordenadora do programa, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, agradeceu a efetivação da parceria e detalhou a importância do ponto de acesso para a população que até então precisava se deslocar 120 km, entre ida e volta, para participar de atos processuais no fórum ou mesmo obter um atendimento e orientação. “A partir de hoje, um pedaço do Fórum de Governador Nunes Freire passa a funcionar na sala do programa Justiça de Todos, com a disponibilização de vários serviços ao cidadão e cidadã centroguilhermenses”, informou a magistrada.

O programa é resultado de parceria institucional entre o Poder Judiciário, que cede um computador dotado com recursos necessários para a realização de videoconferências, e o Poder Executivo municipal que coopera com o espaço físico e um servidor ou servidora, treinado(a) pela Corregedoria, para dar suporte técnico de atendimento ao usuário que precisar acessar o sistema, eliminando a necessidade de deslocamento físico até a sede da comarca.

O juiz João Paulo de Sousa Oliveira, titular da Comarca de Maracaçumé e também respondendo pela Comarca de Governador Nunes Freire, ressaltou o sucesso do programa “que além de garantir à população o pleno acesso aos serviços oferecidos pelo Judiciário, também se torna essencial para o trabalho desenvolvido por magistrado e servidores, resultando em celeridade no andamento processual e na melhor entrega da prestação da Justiça ao cidadão e cidadã”, avaliou o magistrado.

O “Justiça de Todos” está alinhado aos macrodesafios previstos na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, bem como da Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas).

Para o gestor José Soares de Lima, prefeito de Centro do Guilherme, que realizou o teste de conexão em atendimento do Balcão Virtual do Fórum de Governador Nunes Freire, o programa representa desenvolvimento para o município com a oferta de novos serviços públicos à população, reduzindo gastos financeiros com deslocamento, além de ofertar comodidade ao cidadão. “Nós sabemos que muitas vezes a audiência pode ser remarcada, por diversos motivos, resultando em um deslocamento desnecessário, por isso a partir de hoje a população será atendida de forma rápida e dentro do seu próprio município”, pontuou.

Participaram da solenidade, o vereador Francisco Mesquita, presidente da Câmara Municipal; o procurador-geral do município, advogado Ricardo Moraes; o chefe da 101ª Zona Eleitoral, servidor Francisco dos Santos; os religiosos Padre Valdeci e Pastor Francisco Lima; vereadores, secretários municipais, servidores públicos e pessoas da comunidade em geral.

Centro Novo do Maranhão

Também nesta quarta-feira, 19, o Judiciário implantou um Ponto de Inclusão Digital no termo judiciário de Centro Novo do Maranhão, concluindo a interligação de toda a Comarca de Maracaçumé, que além da sede possui outros quatro termos judiciários (Junco do Maranhão; Boa Vista do Gurupi; Amapá do Maranhão e Centro Novo do Maranhão).

Em Centro Novo do Maranhão o ponto digital foi instalado na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Avenida Floriano Peixoto, s/n.º, Centro. Durante a solenidade, o vice-prefeito Moab Carrias destacou a importância do programa, principalmente para a população que reside na zona rural, em razão da grande extensão territorial do município, com mais de 8 mil km² de área, o que se torna um desafio geográfico para muitas pessoas. “Hoje trouxemos a Justiça para mais perto de nós com a certeza de que essa ferramenta vai encurtar distâncias e garantir maior agilidade no atendimento e andamento dos processos”, disse o gestor.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA