21/10/2008 00h00
Projeto apresentado por Pavão Filho cria Dia Estadual do Ouvinte de Rádio
A proposta que institui o dia 21 de setembro como o Dia Estadual do Ouvinte de Rádio foi publicada no Diário da Assembléia desta terça-feira, 21, e será apreciada pelo plenário da Casa.
Viviane Menezes
Agência Assembléia

O Projeto de Lei nº 193/08, de autoria do deputado Pavão Filho (PDT), institui o dia 21 de setembro como o Dia Estadual do Ouvinte de Rádio. A proposta foi publicada no Diário da Assembléia desta terça-feira, 21, e será apreciada pelo plenário da Casa. “Meio de comunicação veraz, o rádio vem informando e servindo de meio de entretenimento, e o seu público alvo merece todo o nosso aplauso e reconhecimento”, disse Pavão Filho.
Segundo Pavão Filho, o objetivo da proposta não se limita a valorizar o ouvinte de rádio, mas também a avaliar o trabalho desenvolvido pelas empresas de radiodifusão no Maranhão.
De acordo com o projeto, no Dia Estadual do Ouvinte de Rádio o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Comunicação Social, em parceria com entidades representativas da categoria, deve promover círculos de debates, fóruns, seminários, entre outras atividades. “Visamos a melhor avaliação e valorização do trabalho realizado pelas empresas de radiodifusão no Maranhão”.
Ao defender sua proposta, Pavão Filho destacou passos importantes da história do rádio, desde a sua criação, com a primeira companhia de rádio em Londres, em 1883, passando pela fundação da primeira emissora de rádio do Brasil, a Rádio Sociedade no Rio de Janeiro, em 1923, até o desenvolvimento moderno das empresas de radiodifusão.
“Grandes acontecimentos da história do Brasil-República foram noticiados através do rádio que, grande ou pequeno, antigo ou moderno, sempre foi instrumento indispensável na vida do povo brasileiro”, ressaltou.