07/02/2020 16h10

Leonardo Sá anuncia que Caxias será contemplada com mutirão de cirurgias eletivas

Assecom / Dep. Leonardo Sá

icone-whatsapp
Divulgação
Leonardo Sá anuncia que Caxias será contemplada com mutirão de cirurgias eletivas
Reunião entre os deputados Leonardo Sá, Adelmo Soares e Cleide Coutinho para discutirem sobre o mutirão de cirurgias

Após anunciar na tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (5), a sua articulação política junto ao Ministério da Saúde, para repasse federal em emenda no valor de R$ 25 milhões destinados à ampliação do Programa "Mais Cirurgias", do Governo do Maranhão, o deputado estadual e vice-secretário de saúde da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale), Dr. Leonardo Sá (PL), frisou que todas as regiões do Estado serão contempladas pela ação. 

Porém, antes de divulgar o cronograma de execução oficial que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está elaborando, com as cidades polo, o deputado, que também é médico, destacou que começará por Pinheiro, mas já anunciou, nesta sexta (07), que a cidade de Caxias também será contemplada por este programa.

"Estou muito feliz de poder retribuir ao Maranhão tudo o que aqui recebi. Através deste programa e o recurso que conseguimos do governo federal, para alocar na Secretaria de Saúde e iniciar um grande programa de realização de cirurgias eletivas em todo o Estado. Uma das contempladas é a bela cidade de Caxias", enfatizou.

Os procedimentos serão realizados em Caxias, pois alguns deles mais complexos necessitam de estrutura com hospitais e unidades terciárias. O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), sabendo da necessidade existente na área da saúde, solicitou que Caxias pudesse ser contemplada com este programa, o que reduzirá as filas de espera em cirurgias eletivas de toda a região. O programa atenderá também os municípios vizinhos.

"Gostaria de parabenizar o deputado Leonardo Sá por esta iniciativa. Eu me lembro de tê-lo visto, no final do ano, correndo atrás para conseguir este recurso federal, com o propósito de ajudar o nosso Estado. Então eu passei a necessidade de Caxias, solicitando que o programa pudesse minimizar as demandas existentes na nossa cidade", declarou Adelmo.

A médica e deputada estadual, Dra. Cleide Coutinho (PDT), que tem uma vasta experiência na medicina de Caxias e conhece todas as demandas reprimidas existentes no lugar, orientou, durante reunião com os deputados, sobre as necessidades mais prementes do município, tanto em cirurgias como também em exames.

"Estou muito feliz e emocionada porque sei da demanda existente não só em Caxias, mas em todo o Maranhão, e isto vai minimizar o sofrimento das pessoas que estão com diversos problemas à espera de cirurgias, como pedras na vesícula e no rim; com o joelho precisando operar, os que não enxergam direito ou fazer exames. E estes procedimentos serão possíveis graças ao apoio do meu colega, Dr. Leonardo Sá", disse Cleide Coutinho.

A articulação feita através do deputado federal e presidente do PL-MA, Josimar de Maranhãozinho, juntamente com o PL Nacional, proporcionará que o recurso federal possa ampliar o programa, que tem como meta realizar mais de 70 mil procedimentos cirúrgicos em todo o Estado.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA