01/09/2020 17h49

Deputados pedem providências sobre situação precária de trechos da BR-222 e da MA-020

Agência Assembleia

Elias Auê / Agência Assembleia
Paulo Neto, Fábio Braga e César Pires manifestaram-se sobre situação da BR-222 e da MA-020

A situação da BR-222 foi destaque na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (1o). O primeiro parlamentar a se manifestar sobre o assunto foi o deputado Paulo Neto (DEM), que denunciou a quantidade de buracos na rodovia federal, principalmente no trecho entre o município de Entroncamento e Chapadinha.

Segundo o parlamentar, os condutores de veículos percorriam esse trecho da rodovia em duas horas, de carro. Atualmente, devido aos buracos, levam de três a quatro horas para concluir o mesmo percurso. “É carro quebrado, caminhoneiros reclamando, veículos nas pistas e acidentes, muitos acidentes”, disse.

Paulo Neto afirmou ter subido à tribuna para pedir ao ministro dos Transportes que envie o Exército para recuperar o trecho da BR-222. “Só o Exército vai dar jeito nesta estrada que consome todo ano dinheiro público. Todo ano tem uma firma ali para ficar jogando aquele asfaltozinho, tapando aquele buraquinho. No ano seguinte, o buraco vem maior e o dinheiro público saindo pelo o ralo”, enfatizou.

O deputado Paulo Neto destacou a importância da BR-222, “uma estrada necessitada que liga o Maranhão ao Ceará, ao Piauí e ao resto do Nordeste”. Ele disse ter plena certeza de que o Exército vai se instalar naquela região e todos terão a alegria de ver a estrada recuperada.

Acidentes

O segundo parlamentar a falar sobre a precariedade da rodovia foi Fábio Braga (Solidariedade). Ele também subiu à tribuna para manifestar sua preocupação com a intrafegabilidade da BR-222, nos trechos que interligam os municípios de Itapecuru a Vargem Grande e Vargem Grande a Chapadinha. “Ano após ano, as recuperações realizadas não têm sido satisfatórias à comunidade, que tanto necessita da rodovia”, destacou o deputado.

Ele afirmou que, de Peritoró a Chapadinha, os acidentes são constantes, por conta dos inúmeros buracos existentes somente naquele trecho da estrada. Fábio Braga também elencou os benefícios que a rodovia promove na região.

“Essa estrada traz boa parte dos grãos produzidos na região de Chapadinha, de São Benedito, de Anapurus, Santa Quitéria, São Bernardo e Brejo”, disse, ressaltando que todo escoamento de grãos é feito via sistema rodoviário.

O deputado também destacou os municípios maranhenses que necessitam da rodovia em bom estado de trafegabilidade: Vargem Grande, Itapecuru, Chapadinha, São Benedito, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Coroatá.

“O que a gente quer é que seja criado um projeto para tornar essa estrada uma rodovia viável o ano todo. Nos últimos anos, nós temos percebido que boa parte da recuperação ali realizada é apenas tapa-buracos, que não duram um inverno sequer”, ressaltou Fábio Braga.

Prejuízos

Na avaliação de Fábio Braga, as péssimas condições da rodovia têm causado problemas para toda a região, que necessita da estrada para o transporte da sua produção. Os prejuízos estão sendo sentidos tanto pelas pequenas comunidades que produzem, quanto pelos grandes produtores do agronegócio.

As ações das prefeituras, segundo ele, também estão sendo afetadas, pois os buracos na rodovia dificultam o tráfego das ambulâncias durante o deslocamento de pacientes desses municípios para as regionais de Coroatá, de Chapadinha, ou para os hospitais de São Luís.

Fábio Braga também explicou que a situação da rodovia tem provocado um gasto excessivo, não apenas por parte das prefeituras, mas, também, da população e dos empresários. Tudo por conta da estrada na qual o condutor deveria levar pouco tempo em deslocamento, já que os municípios estão localizados, em média, apenas a 70 Km de distância um do outro.

Ele afirmou que, com o deputado Paulo Neto, vai reivindicar ao ministro da Infraestrutura uma solução rápida e definitiva para a BR-222, de forma que seja, também, viável para os cofres públicos do Governo Federal.

MA-020

O último parlamentar a ir à tribuna para se manifestar sobre a situação das estradas foi César Pires (PV). Ele disse que, após muitas reivindicações, foi realizada operação tapa-buracos na rodovia estadual MA- 020 e que já solicitou ao secretário Clayton Noleto (Infraestrutura) que sejam feitas as sinalizações exigidas pelo Código de Trânsito.

“Preocupo-me com a possibilidade de, no futuro próximo, alguém vir a morrer ali naquela via pública. Muitos transeuntes de bike andam por ali e a MA-020 não tem sinalização. Isso é ruim”, explicou.

Ele afirmou que também vai encaminhar denúncia ao Ministério Público pedindo investigação sobre as obras da estrada entre Carnaubeira e Araioses, que quando do seu lançamento, recebeu o nome de ‘Rota dos Caranguejos’. Segundo ele, os trabalhos foram iniciados há sete anos, e até hoje estão inconclusos. “Vamos saber se os recursos ali colocados foram de ordem federal ou estadual para sabermos para onde encaminharemos a denúncia”, enfatizou.

Além dos motivos das duas empresas contratadas não terem concluído a obra, o deputado disse que também quer saber para onde foi o dinheiro ali alocado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA