30/06/2021 16h00

Assembleia faz minuto de silêncio pelo falecimento do desportista Cláudio Vaz dos Santos

Ribamar Santana - Agência Assembleia

icone-whatsapp
Elias Auê \ Agência Assembleia
Assembleia faz minuto de silêncio pelo falecimento do desportista Cláudio Vaz dos Santos
Deputados ficam de pé e fazem um minuto de silêncio em homenagem a Cláudio Vaz dos Santos, que faleceu na terça-feira, 29

A Assembleia Legislativa do Maranhão prestou homenagem, na sessão plenária desta quarta-feira (30), ao desportista maranhense Cláudio Vaz dos Santos, conhecido por “Alemão”, que faleceu na terça-feira (29). Os parlamentares, a pedido do deputado Roberto Costa (MDB), ficaram de pé e fizeram um minuto de silêncio.  

Segundo Roberto Costa, Cláudio Vaz estava internado em um hospital de São Luís, após ser diagnosticado com Covid-19, mas não resistiu às complicações decorrentes da doença. Ele tinha 86 anos.  

O parlamentar lembrou que Cláudio Vaz dos Santos foi um dos maiores desportistas maranhenses. “Foi um homem que trabalhou sempre pelo esporte. Quando fui secretário de Estado de Esporte, tive contato com ele e conheci sua história. Entre outras coisas, ele foi o criador dos Jogos Escolares Maranhenses, nossa mais importante competição esportiva”, disse Roberto Costa.

“Alemão” nasceu em São Luís, em 24 de dezembro de 1935. Ele foi atleta de basquetebol, voleibol, futebol de campo e salão, atletismo e natação. "Ele pertenceu à famosa 'Geração de 53' do esporte maranhense, atuante nas décadas de 1950 e 1960", recordou Costa.

Reestruturação 

Em 1971, formado em Economia, Cláudio Vaz dos Santos foi nomeado coordenador do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação da então Secretaria de Educação e Cultura. Ele reestruturou o esporte e a educação física maranhenses, implantando as escolinhas de esportes do Ginásio Costa Rodrigues, que passaram a funcionar quase 24 horas por dia. Nesse mesmo ano, criou o Festival Esportivo da Juventude (FEJ), embrião dos Jogos Estudantis Maranhenses (JEMs).

 

.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA