18/09/2021 17h52

Série e reportagem da TV Assembleia concorrem no Festival Guarnicê de Cinema 2021

Ribamar Santana - Agência Assembleia

icone-whatsapp

A série “Novo Normal” e a reportagem “Invasão Alienígena”, produzidas pela TV Assembleia, concorrem na 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema 2021. Os vencedores serão anunciados, em noite de premiação, dia 24 de setembro.

O evento, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é considerado o mais tradicional do audiovisual maranhense e o quarto mais antigo do gênero no Brasil. A solenidade de abertura do festival aconteceu na sexta-feira (17), às 19h, no Teatro Artur Azevedo.

Série

A série “Novo Normal” foi inspirada no podcast ‘Atípico’, produzido pelos jornalistas Márcia Carvalho e Fábio Cabral, ambos integrantes da equipe da TV Assembleia. Exibida em cinco episódios, aborda os efeitos da pandemia da Covid 19 no comportamento das pessoas, na educação e na economia brasileira, enfocando, também, a adaptação ao ‘novo normal’.

Reportagem

A reportagem a “Invasão Alienígena”, por sua vez, relembra fato ocorrido na década de 1970, quando profissionais da Rádio Difusora AM encenaram uma adaptação radiofônica de “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, assombrando moradores da capital maranhense, que chegaram a acreditar que extraterrestres desembarcaram em São Luís.

Na matéria da jornalista Márcia Carvalho, produzida por Marise Farias, os autores da façanha relembram como tudo foi planejado para que os ouvintes acreditassem que o Campo de Perizes estaria sendo invadido por marcianos, ou seja, uma “fake news” que quase resultou no fechamento da emissora.

Novidades

Roselis Barbosa, coordenadora do Festival Guarnicê de Cinema, informou que há novidades na edição deste ano, entre elas, as mostras ‘Ciência Cine Guarnicê’, ‘Faz Todo Sentido’, ‘Gamer’ e ‘Itinerância e Simultaneidade’, com programação exibida nos municípios de São Luís, Rosário e Santa Helena.

Em São Luís, as mostras são apresentadas presencialmente nos teatros Artur Azevedo e João do Vale e, ainda, por intermédio da plataforma guarnicê.ufma.br e aplicativo cineguarnicê. Após as exibições, o público participa votando no longa-metragem e curta de que mais gostou.

Nas mostras competitivas de longas-metragens maranhenses concorre “Terra Santa, Terra Maldita”, do diretor de animação Beto Nicácio, já premiado em edições anteriores com o curta “Joca e a Estrela”, o curtíssima “Bate Mão” e o desenho animado “Carruagem Encantada de Ana Jansen”.

“É uma honra participar de mais uma edição do Festival Guarnicê. Um festival importante para o Brasil e para o mundo”, afirmou Beto Nicácio.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA