22/09/2021 15h58

Deputados destacam promulgação da lei que considera Dia de Corpus Christi feriado estadual

Ribamar Santana / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Elias Auê / Agência Assembleia
Deputados destacam promulgação da lei que considera Dia de Corpus Christi feriado estadual
Lei que considera Dia de Corpus Christi feriado estadual foi promulgada na sessão plenária desta quarta-feira

Os deputados Marco Aurélio (PCdoB), Helena Duailibe (Solidariedade), Roberto Costa (MDB), Socorro Waquim (MDB), Arnaldo Melo (MDB), Luiz Henrique Lula (PT) e Hélio Soares (PL) destacaram, na sessão plenária desta quarta-feira (22), a promulgação, pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), da Lei 11.539/2021, que considera o Dia de Corpus Christi feriado estadual. O ato solene contou com a presença do bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, e do padre Ivanildo.

Marco Aurélio, autor da lei, agradeceu aos colegas pela aprovação da matéria e, em especial, ao presidente Othelino Neto. “A ideia da lei foi apresentada a mim pelo bispo Dom Vilsom Basso, que me explicou a simbologia da data para os fiéis da Igreja Católica. É um ato que reforça, ainda mais, a nossa fé e o reconhecimento desta Casa à tradição e aos valores da Igreja”.

Demanda histórica

Helena Duailibe expressou gratidão aos colegas de plenário por tornar realidade uma demanda histórica da Igreja Católica no Maranhão, lembrando que, no município de Imperatriz, o Dia de Corpus Christi é feriado no calendário. “Para nós, católicos, poder participar ativamente das comemorações alusivas a Corpus Christi, sendo feriado estadual, é bastante significativo”, afirmou.

Reconhecimento

Roberto Costa disse que o feriado representa o reconhecimento da importância da comunidade católica para o Maranhão. Socorro Waquim, por sua vez, enfatizou que a promulgação foi um ato de fé. “Fé que nos move e nos sustenta. Sem ela, a confiança em Deus e no sacramento da Eucaristia nós não teríamos sobrevivido a essa pandemia. Parabenizo o presidente Othelino Neto por esse entendimento sobre o ecumenismo, que é necessário nesta Casa”, disse Waquim.

Arnaldo Melo sugeriu à Mesa Diretora que encaminhe o PL a todas as Casas Legislativas Municipais do Maranhão e às demais Assembleias Legislativas do Brasil. “Parabenizo Dom Vilsom pela ótima ideia e o colega Marco Aurélio pela iniciativa. Trata-se de um projeto que deveria ser efetivado em todos os estados brasileiros”.

Trajetória

Luiz Henrique Lula congratulou-se com o deputado Marco Aurélio e expressou reconhecimento à contribuição da Igreja Católica para a trajetória da formação da nação. “Acho até que é um reconhecimento tardio ao papel desempenhado pela Igreja Católica na formação dos seres humanos. Espero que essa ideia alcance as demais Assembleias Legislativas do Brasil. Sem dúvida, hoje é um dia marcante para a comunidade católica”.

Para Hélio Soares, o feriado de Corpus Christi é justo e passa a ser um dia para a reflexão. “Espero que seja extensivo a todos os legislativos brasileiros. Vou, inclusive, propor essa ideia à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)”, finalizou.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA