29/09/2021 16h39

Comissão de Saúde planeja audiência para discutir fechamento de barreiras zoofitossanitárias

Ribamar Santana / Agência Assembleia

icone-whatsapp

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão discutiu detalhes da  audiência pública que será realizada na próxima quarta-feira (6), às 14h30, no Plenarinho, para discutir o fechamento de barreiras zoofitossanitárias da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA). A reunião foi presidida pelo deputado Antônio Pereira (DEM) e contou com a presença da diretora-geral da Aged/MA, Fabíola Ewerton, e do deputado Carlinhos Florêncio (PCdoB).

A audiência foi proposta pelo deputado César Pires (PV) e contará com a participação de representantes do governo, sindicatos e entidades da sociedade civil organizada.

Durante a reunião, Fabíola Ewerton enfatizou as atribuições da Aged no Maranhão e deu detalhes sobre o fechamento de algumas barreiras zoosfitossantitárias. Ela esclareceu que o órgão está realizando um processo de avaliação do funcionamento dessas barreiras no que diz respeito à eficiência.

“Nós tivemos que fechar algumas barreiras. Mas isto não quer dizer que acontecerá com todas elas. Há algumas, como a do Gurupi, que precisam ser fortalecidas. É um processo permanente de avaliação”, frisou.

Avaliação

Carlinhos Florêncio afirmou que a reunião foi oportuna e produtiva, possibilitando o entendimento sobre a realidade da Aged/MA. “Os esclarecimentos prestados sobre o fechamento de algumas barreiras foram plausíveis. O mais importante, no entanto, é compreendermos o papel desempenhado pela Aged no Maranhão”, destacou.

Fabíola Ewerton disse que o órgão se sente honrado em participar da audiência. “É uma satisfação poder estar na audiência pública apresentando aquilo que a agência tem feito e priorizado para otimizar sua estrutura pública para o cumprimento de sua missão. Essa parceria com a Assembleia é de extrema importância. A Aged é um órgão com capilaridade e que precisa avançar mais em estrutura e recursos para conseguir consolidar seu trabalho. Somos responsáveis pela sanidade vegetal, saúde animal e pela fiscalização de insumos e serviços relacionados à produção agropecuária”, finalizou.

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA