30/09/2021 15h10

Marcos Caldas critica valores de taxas cobradas no Maranhão para transações de imóveis

Andressa Valadares / Agência Assembleia

icone-whatsapp

O deputado estadual Marcos Caldas (sem partido) criticou, na sessão plenária desta quinta-feira (30), o valor das taxas de cartório cobradas no Maranhão. Segundo o parlamentar, os valores são abusivos e dificultam a realização de operações na área, principalmente pelas pessoas mais humildes.

 “Os mais humildes não podem mais transferir seus imóveis, porque as taxas são absurdas. Muitos estão deixando de transferir porque não têm condições de pagar. Hoje, no Maranhão, para se fazer essa operação, você paga 2% de ITBI, que é o imposto municipal; paga também as taxas judiciárias e a taxa de escritura, que é em torno de 1% do valor venal do imóvel, é um absurdo”, frisou Marcos Caldas.

O parlamentar solicitou que seja formada uma comissão na Casa para discutir a temática com todos os entes envolvidos e, assim, achar uma alternativa que contemple positivamente tanto a população, quanto os donos de cartório.

“Como representantes do povo, nós precisamos puxar esse assunto e formar uma comissão para que seja feito um estudo e que possamos dialogar com os donos de cartório, o Judiciário, o Ministério Público, a OAB e, também, o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Maranhão, além das próprias empresas que trabalham no ramo, para que a gente ache um valor que seja razoável para todas as partes”, defendeu.

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA