27/10/2021 20h20

Socorro Waquim defende projeto que institui 'Mês do Outubro Rosa'

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Biaman Prado / Agência Assembleia
Socorro Waquim defende projeto que institui
Socorro Waquim falou sobre PL de sua autoria que prevê ações mais efetivas sobre prevenção ao câncer de mama no mês de outubro

Em discurso proferido na sessão plenária desta quarta-feira (27), a deputada Socorro Waquim (MDB) pediu o apoio do plenário para a aprovação de um projeto de lei, de sua autoria, que institui o ‘Mês de Outubro Rosa’ no calendário de eventos do Maranhão. De acordo com a parlamentar, o PL objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama, bem como desenvolver, no mês de outubro, ações preventivas à doença.

“Tomei a decisão de apresentar este projeto porque há muito tempo venho trabalhando em favor das mulheres, por entender que é uma causa nobre e importante. Além disso, a saúde da mulher é uma das bandeiras do MDB Mulher, do qual faço parte”, afirmou Socorro Waquim.

A parlamentar disse que o PL busca institucionalizar uma política mais efetiva, ao longo de um mês inteiro, oportunizando às mulheres maranhenses, por exemplo, exames e consultas médicas”, frisou a deputada.

Campanha

Socorro Waquim afirmou, ainda, que a rede do SUS, em parceria com as redes privadas, filantrópicas e o Estado, poderão desenvolver ampla campanha com enfoque na prevenção ao câncer. Ela ressaltou, também, que o PL prevê a produção de cartilhas e folhetos explicativos a serem distribuídos nas escolas.

“É nessa perspectiva que apresentamos esse projeto e pedimos aos nossos pares que o aprovem, para que possamos ter, no Maranhão, um ‘Outubro Rosa’ planejado, com a bandeira do protagonismo feminino, que é capaz de acabar com os estigmas que envolvem as crenças sobre o câncer de mama”, finalizou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA