30/11/2021 14h29

Aprovado projeto que inclui 'Mês do Outubro Rosa' no calendário de eventos

Jéssica Barros - Agência Assembleia

icone-whatsapp

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei 520/21, de autoria da deputada Socorro Waquim (MDB), que institui o 'Mês do Outubro Rosa' no calendário de eventos. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e estimular ações preventivas à doença. A matéria seguirá à sanção governamental.

“Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou a deputada.

Eventos

De acordo com o projeto, as instituições de saúde públicas, filantrópicas e particulares ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverão realizar, anualmente, eventos que priorizem o atendimento às mulheres de maneira geral.

 O PL garante, ainda, ampla realização de mamografias e ultrassonografias mamárias, bem como consultas com médicos especialistas e acesso aos mesmos por meio de mutirões e postos de exames.

Fica garantida, também, a elaboração de programas e ações articulados entre órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada, visando ao desenvolvimento comportamental, consciente e atitudinal da mulher. 

Para combater o preconceito e permitir a universalização do tema, principalmente entre as classes sociais de maior vulnerabilidade, o PL propõe a distribuição de cartilhas e folhetos explicativos. 

A matéria diz ainda que, com  a efetivação da lei, o 'Mês do Outubro Rosa' no Maranhão será uma bandeira do protagonismo feminino capaz de acabar definitivamente com os estigmas relativos à doença, dando lugar ao pensamento livre e positivo para a prática permanente do autoexame e do exame médico ou radiológico como meios capazes de melhor enfrentar o monstro que tira milhares de vidas do convívio familiar e da sociedade.

 Agradecimento

 Durante a sessão plenária, Socorro Waquim usou a tribuna para agradecer a aprovação do projeto. Ela ressaltou a importância de se dar mais ênfase à campanha 'Outubro Rosa' no Maranhão, para que alcance as mulheres que mais precisam de assistência.

“Agradeço pela aprovação e espero a sanção do Governo do Estado, para que esse alerta também seja dado por meio de folhetos, cartazes, palestras, debates e outros meios possíveis, fazendo com que as ações preventivas e o tratamento cheguem a todas as mulheres, principalmente àquelas pertencentes às classes menos favorecidas”, enfatizou.

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA