07/12/2021 17h35

CCJ aprova parecer favorável a PL sobre rotulagem de produtos transgênicos

Ribamar Santana / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Kristiano Simas / Agência Assembleia
CCJ aprova parecer favorável a PL sobre rotulagem de produtos transgênicos
Deputados analisam projetos durante reunião da CCJ realizada na manhã desta terça-feira

O Projeto de Lei 002/2021, de autoria do deputado Yglésio Moyses (PROS), que trata da rotulagem de produtos transgênicos no Maranhão, teve parecer favorável aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (7). A matéria será encaminhada à Comissão de Saúde para apreciação e votação e, depois, ao Plenário.

O presidente da CCJ, deputado Adelmo Soares (PCdoB), comandou a reunião, que contou com a presença dos deputados Ciro Neto (PP), Wendel Lages (PMN), Rafael (PDT) e Antonio Pereira (DEM).

Em sua justificativa, Yglésio Moyses argumenta que a difusão indiscriminada de produtos transgênicos poderá gerar danos irreparáveis a todas as espécies vivas, ameaçando ecossistemas, animais, vegetais e, por conseguinte, a existência humana.

“O tema é tão importante que outros estados da federação editaram leis com o objetivo de restringir e alertar sobre o consumo de produtos geneticamente modificados. A economia maranhense é eminentemente voltada para a agricultura e pecuária, razão pela qual se entende pelo regulamento do assunto”, complementou o deputado.

Vaquejadas

Outra proposição que teve parecer favorável provado foi o Projeto de Lei 280/2021, de autoria do deputado Vinicius Louro (PL). A relatoria é do deputado Ciro Neto. A matéria eleva as vaquejadas ocorridas no Parque Maratá, no município de Trizidela do Vale, à condição de Patrimônio Cultural e Natureza Imaterial e Cultural do Estado do Maranhão.

Segundo o deputado, o Parque Maratá figura, atualmente, como referência em nível nacional. “São 29 anos de vaquejada e, portanto, uma tradição consolidada. A cada ano, a atividade vem superando as expectativas e perpetuando este quesito como instrumento de imaterialidade cultural de toda aquela região”, justificou.

Avaliação

O presidente da CCJ, deputado Adelmo Soares, avaliou como positiva a penúltima reunião da CCJ em 2021. “Foi mais uma sessão muito produtiva, na qual cumprimos com nossa obrigação de apreciar e votar as proposições constantes da pauta. Na próxima terça-feira (14), realizaremos a última reunião do ano, quando, mais uma vez, cumpriremos com o nosso dever de apreciar e votar matérias que contribuirão para o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou.

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA