09/12/2021 14h48

Antônio Pereira destaca potencial de Dom Pedro e parabeniza a cidade pelo aniversário de 69 anos

Ascom / Dep. Antônio Pereira

Divulgação
Deputado Antônio Pereira parabenizou pelo aniversário da cidade e disse que a população pode sempre contar com ele

O deputado estadual Antônio Pereira (DEM) usou suas redes sociais, nesta quinta-feira (9), para parabenizar a população do município de Dom Pedro, localizado na região Central do Maranhão, que hoje completou 69 anos de emancipação política.

O democrata ressaltou que, com desenvolvimento pujante, Dom Pedro destaca-se como cidade de grande potencial, de gente acolhedora e trabalhadora. “Que nos próximos anos possamos comemorar muitas outras conquistas. Contem sempre comigo. Feliz aniversário, Dom Pedro”, disse Antônio Pereira, parabenizando, também, o prefeito Galego Mota, a presidente da Câmara Municipal, Rosângela Silva, e os demais vereadores.

Para comemorar a data, o prefeito Galego Mota, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma série de atrações para a população, como shows com Toca do Vale, Janaina Alves, Forró Fama, Kiko Maranhão, Jucy e Toinho e Tony Sousa.

História de Dom Pedro

Até o ano de 1915, o conjunto de terras que hoje constitui o município de Dom Pedro era apenas uma área isolada e quase desabitada. Conhecido como Mata de Nascimento, denominação inspirada na natureza da região.

O desbravamento do território se deu com a chegada de Manoel Bernadino de Oliveira, natural do Ceará, que atraiu ao local os aventureiros que liderou.

Em 1928, a Senhora Guilhermina Chaves Bier, conhecida como Dona Bier, foi a primeira professora da localidade e, logo depois, veio a professora Virginía Lêda. Com o desenvolvimento do ensino, fundaram a primeira escola da localidade - Escola Municipal Governador Eugênio Barros. Nessa época, veículos começaram a trafegar pelo local.

O povoado passou à categoria de vila, em 1931, e à denominação de Vila Pedro II, nome que mudou para Dom Pedro, no ano de 1943, em razão de já existir uma cidade com idêntica denominação no estado do Piauí.

Em 1950, nomearam para prefeito interino o senhor Lídio Brito. A Lei nº 815, de 9 de dezembro de 1952, criou o município de Dom Pedro, desmembrado-o de Codó. O primeiro prefeito eleito na cidade foi Ananias Costa.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA