15/12/2021 15h23

Deputados aprovam MP que reorganiza o Iema e cria Programa Bolsa-Aluno

Waldemar Ter / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Elias Auê - Agência Assembleia
Deputados aprovam MP que reorganiza o Iema e cria Programa Bolsa-Aluno
A MP foi aprovada durante a sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em regime de urgência, na sessão desta quarta-feira (15), a Medida Provisória 366/2021, encaminhada pelo Governo do Estado, que reorganiza o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e institui o Programa Bolsa-Aluno. A matéria será encaminhada à promulgação.

Na mensagem enviada aos deputados, o governador Flávio Dino (PSB) afirma que o Iema permanece sendo a entidade responsável pela articulação entre a escola e o mundo do trabalho, pela oferta da educação profissional técnica de nível médio e superior, bem como pela execução de outras modalidades de preparação para o trabalho. 

“No entanto, são promovidas alterações no modo de organização da autarquia. O Iema será composto por unidades de ensino descentralizadas, que passam a ser das seguintes espécies: Iema Pleno, Iema Vocacional Integrado, Iema Vocacional e Iema Bilíngue”, explica. 

Uma novidade será a criação do Programa Bolsa-Aluno, que será operado por meio da destinação de bolsa aos estudantes matriculados em cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação ou pelo Iema, visando estimular a assiduidade e o efetivo acesso ao ensino, combatendo a evasão escolar.

A MP determina que serão beneficiários do Bolsa-Aluno os estudantes que tenham bom desempenho escolar e frequência igual ou superior a 90%.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA