16/12/2021 14h29

César Pires faz apelo ao governo para garantir assistência à saúde nos municípios do Baixo Parnaíba

Assecom / Dep. César Pires

icone-whatsapp
Divulgação
César Pires faz apelo ao governo para garantir assistência à saúde nos municípios do Baixo Parnaíba
César Pires foi à tribuna pedir ao Governo do Estado que garanta assistência à saúde aos moradores dos municípios do Baixo Parnaíba

O deputado César Pires (PV)  fez um apelo ao governador Flávio Dino, na sessão desta quinta-feira, para que o Governo do Estado garanta assistência à saúde aos moradores dos municípios da região do Baixo Parnaíba.

“Lá, o povo está morrendo sem atendimento. Além de não dispor de hospitais para assistência de alta complexidade em seus municípios, agora o governo do Piauí fechou as portas para os pacientes do Maranhão porque o governo maranhense não honrou seus compromissos”, enfatizou o parlamentar.

Depois de visitar a região no último fim de semana, César Pires relatou que "a já precária assistência que a população recebia nos municípios do Baixo Parnaíba agora piorou, já que o hospital da vizinha cidade de Parnaíba, no estado do Piauí, deixou de atender pacientes maranhenses".

“O governo do Maranhão não honrou seus compromissos financeiros, agravando a desassistência à saúde e o povo está morrendo, até gestantes estão perdendo a vida no parto”, lamentou.

Araioses

Segundo o deputado, em Araioses, por exemplo, "o governo estadual mantinha um contrato com um hospital privado que, por não dispor das certidões necessárias, deixou de receber o repasse financeiro. Com isso, a população ficou sem o atendimento de alta complexidade em seu próprio município. Agora, essa situação se agravou com a suspensão do atendimento por parte do sistema de saúde do Piauí".

“O hospital de Parnaíba servia a toda aquela região, já que Chapadinha não tem estrutura mínima de atendimento. É um gesto de pouca responsabilidade do Governo Flávio Dino com aquela região. De São Bernardo até Água Doce, passando por Araioses, Tutóia, Santa Quitéria, Santana e Milagres, não há atendimento de alta complexidade. E as ambulâncias que levavam os pacientes para o Piauí agora não são mais recebidas lá”, pontuou César Pires.

O deputado disse que já vinha recebendo essas reclamações das lideranças políticas, de prefeitos e vereadores da região, o que constatou in loco. Por isso, apela para que o governador e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, resolvam a pendência financeira com o governo do Piauí para que o atendimento aos maranhenses seja restabelecido.

“Estou trazendo a público a angústia daquele povo, das lideranças políticas, que ficam impotentes diante da incapacidade de resposta do próprio Estado. O povo do Baixo Parnaíba está clamando por saúde e não podemos silenciar diante dessa situação. É preciso uma resposta urgente para evitar que as pessoas continuem morrendo por falta de assistência à saúde”, finalizou ele.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA