16/12/2021 16h10

PL prevê criação de plataforma em portais para tradução de conteúdo digital em Libras

Marcelo Vieira / Agência Assembleia

icone-whatsapp

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei 252/2020, de autoria da deputada Detinha (PL), que trata da criação da Plataforma VLibras em portais de instituições do poder público estadual e de empresas privadas para tradução de conteúdo digital para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

De acordo com PL, entende-se por VLibras um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduz conteúdo digital (texto, áudio e vídeo) para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas web acessíveis a pessoas surdas.

Ainda segundo o texto, as instituições do poder público estadual e as empresas privadas que ainda não implantaram a plataforma deverão fazê-lo para possibilitar uma melhor acessibilidade do usuário com deficiência auditiva. As despesas para implantação da plataforma serão custeadas por cada órgão ou empresa privada.

"O direito à acessibilidade vem ganhando proeminência tanto na administração pública como na iniciativa privada. E é bom que seja assim. A comunicação deve ser disponibilizada em formato acessível, respeitando-se as especificidades que se apresentem na condição da pessoa com deficiência. Assim, com um pluging de acessibilidade, tudo que está exposto nos portais das instituições públicas e da iniciativa privada fica acessível em questão de minutos. Com essa ferramenta, os usuários da página terão acesso à janela de Libras, onde podem traduzir todos os conteúdos", justificou a deputada.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA