22/12/2021 18h54

Yglésio considera abusivo aumento de 11% das taxas de cartório

Ascom / Dep. Yglésio Moyses

icone-whatsapp
Agencia Assembleia
Yglésio considera abusivo aumento de 11% das taxas de cartório
Na tribuna, Yglésio criticou aumento de 11% das taxas cartoriais e defendeu índice em torno de 5%

Na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (22), o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) destacou o aumento em 11% do valor dos serviços cartorários. O parlamentar considera o ato um prejuízo para a população, já que com os serviços mais caros, como a emissão de documentos, poderia enfraquecer a economia das famílias.

O deputado Yglésio, que considera a cobrança abusiva, sustentou que, de maneira razoável, o aumento deveria ser de 5%, tendo em vista que a tendência do percentual de aumentos nos salários da iniciativa pública e privada girou em torno de 5% e 9%.

“Oficializamos ao presidente do Tribunal de Justiça para que não se aplique correção este ano ou, se tiver que aplicar alguma coisa, que seja de 5%. O salário dos motoristas subiu 5%, os salários dos servidores públicos subiram 9%, na Prefeitura de São Luís, a proposta é de 7,5%¨de aumento. E não dá para defender, não é razoável um índice nesse patamar de 11%”, afirmou Yglésio.

A pauta dos cartórios vem sendo destacada pelo deputado há alguns meses. Ele tem destacado que os cartórios cobram do consumidor taxas que, na verdade, deveriam ser cobradas de dentro do valor do serviço e não a mais, como ocorre atualmente.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA