05/05/2022 17h19

Assembleia homenageia Gustavo Pereira com título de Cidadão Maranhense e Medalha Terezinha Rego

Agência Assembleia
Gustavo Pereira da Costa recebeu o título de Cidadão Maranhense e a Medalha do Mérito Terezinha Rego, honrarias propostas pelo deputado Duarte Júnior

A Assembleia Legislativa fez uma dupla homenagem ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Gustavo Pereira da Costa, agraciado pela Casa com o título de Cidadão Maranhense e a Medalha do Mérito Terezinha Rego. A sessão solene para entrega das comendas foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), no plenário Nagib Haickel. A proposição das honrarias é do deputado Duarte Júnior (PSB).

Segundo Duarte, ele se embasou na Constituição do Maranhão para a concessão das duas homenagens ao reitor, sob o argumento de que a Carta Magna Estadual estabelece, em seu Artigo 39, alínea ‘A’,  cidadania para quem tem relevantes serviços prestados nas áreas cultural, científica, religiosa, esportiva, política ou de assistência social e desenvolvimentos econômicos.

Já com relação à concessão da ‘Medalha do Mérito Terezinha Rego’, o deputado elenca a alínea ‘D’ do mesmo artigo, destacando o merecimento para quem tenha serviços de relevância, principalmente em ações de desenvolvimento científico.

“Professor Gustavo Pereira é um homem de reconhecida capacidade técnica, dotado de muita sensibilidade, que já fez muito e ainda fará pela educação do Maranhão. Estou extremamente emocionado em poder conceder-lhe as duas homenagens”, disse Duarte Júnior.

Gustavo Pereira afirmou que, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, é filho e neto de maranhenses. “Estou profundamente feliz e emocionado com essas honrarias que me foram concedidas”, disse.

O vice-reitor da Uema, Walter Canalle Santana, também destacou a competência e a dedicação de Gustavo Pereira para o desenvolvimento educacional do Estado.

Agência Assembleia
Professor Gustavo Pereira da Costa disse que estava profundamente feliz e emocionado com as honrarias a ele concedidas

Perfil

Gustavo Pereira Costa nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 12 de junho de 1974.  Mudou-se para São Luís aos 6 anos de idade com a família (toda maranhense). Cursou o ensino básico e médio no Maranhão. Graduou-se em Administração pela Uema e em Direito pela Ufma. Obteve o título de mestre em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o título de Doutor em Administração pela EBAPE/FGV.

É auditor de controle externo concursado do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Na Uema, foi também vice-reitor (2006-2014), diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (2000-2005). Foi eleito ao cargo de reitor em 2014 para o primeiro mandato de 2015 a 2018 e reeleito em 2018, estando já em seu segundo mandato.

Agência Assembleia
O homenageado com o deputado Duarte Júnior, familiares e convidados, após a sessão solene

Gustavo é membro desde 2000 dos Conselhos Superiores da Uema, dos quais hoje exerce a presidência. Pertence ainda ao Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). É membro do Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS). Agraciado com a Medalha Brigadeiro Falcão da Polícia Militar do Maranhão (2006), com a Medalha de Mérito Ordem dos Timbiras no Grau de Comendador IV Centenário de São Luís (2012).

Também foi agraciado com a Medalha Alferes Moraes Santos do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (2014) e com a Medalha do Mérito Militar Governador Luís Domingues, do Gabinete Militar do Governo do Maranhão (2016).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA