18/05/2022 16h54

Othelino prestigia diplomação da desembargadora Sônia Amaral no TJMA

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Othelino prestigia diplomação da desembargadora Sônia Amaral no TJMA
Othelino Neto na cerimônia de diplomação da desembargadora Sônia Amaral no TJMA

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quarta-feira (18), da sessão solene de diplomação da desembargadora Sônia Amaral, no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Na cerimônia, o parlamentar parabenizou a magistrada e destacou a importância do momento para a Corte de Justiça. 

“Momento importante em que Sônia Amaral chega ao ápice de sua carreira na magistratura, função que, certamente, desempenhará com a mesma eficiência de seu trabalho como juíza. Fico feliz em ver mais uma mulher chegando ao cargo de desembargadora, posto tão importante para o Judiciário”, disse Othelino.

Na ocasião, Sônia Amaral foi condecorada com a Medalha Cândido Mendes, comenda máxima da Corte maranhense.

Segundo a magistrada, chegar ao cargo de desembargadora é o coroamento da sua carreira. “O juiz, quando ingressa na magistratura, evidentemente, não imagina que no momento seguinte estará no Tribunal, mas constrói sua carreira pensando nesse dia para acrescentar aos seus pares, também, o seu ponto de vista jurídico, assim como os outros saberes necessários para julgar”, ressaltou. 

A cerimônia de diplomação, conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, contou com as presenças do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; do corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Heluy; do procurador-geral do Município, Bruno Duailibe, entre outras autoridades.

“A chegada de Sônia Amaral ao Tribunal é muito esperada pelos bons serviços prestados à Justiça maranhense. Ela é uma magistrada de formação sólida e, sobretudo nesse momento, em pleno século XXI, em que o país sofre tanto com essa chaga que é a violência doméstica, a diplomação de Sonia como desembargadora é carregada de simbolismo, porque ela sempre trabalhou com essa pauta. Tenho certeza de que vai melhorar o nosso trabalho”, disse Velten. 

Biografia 

Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro iniciou sua carreira na magistratura em 1989. Foi juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, nos períodos de 1998/1999, 2004/2005 e 2008/2009; coordenadora da Casa Abrigo de São Luís (1999/2001); coordenadora-geral dos Juizados Especiais do Estado (2000 e 2004); presidente em exercício da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), em 2000; presidente da AMMA (2001/2002) e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (2002/2004).

Entre outras funções, atuou como titular do 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Comarca de São Luís (exercício iniciado em 2006) e como juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão. Foi ainda presidente da Cooperativa de Crédito da Magistratura, do Ministério Público, dos Defensores Públicos e Procuradores do Estado.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA