20/05/2022 16h14

Obra de Maria Firmina dos Reis ganha versão em quadrinhos

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

 

Um dos romances mais emblemáticos da literatura brasileira, “Úrsula”, da maranhense Maria Firmina dos Reis, ganhou versão em quadrinhos. A iniciativa é do escritor e mestre em história, Iramir Araújo.

“Você tem, claramente, uma divisão, inclusive em estilos de desenho, para compreender esse trabalho. Fiz o roteiro tanto dessa narrativa biográfica quanto da narrativa do romance e, obviamente, quando você transpõe um tipo de obra, um romance, para outra mídia, quadrinho, cinema, novela, a leitura se torna ligeiramente diferente”, ressalta o escritor.

O romance original foi publicado em 1859 e é considerado o primeiro escrito por uma mulher no Brasil, sendo precursor da temática abolicionista na literatura nacional. 

Na obra em quadrinhos, que tem roteiro assinado por Iramir Araujo e Arte de Rom Freire e Ronilson Freire, o leitor poderá conhecer também um pouco da história de vida da escritora Maria Firmina dos Reis.

“Como os dados biográficos dela são muito escassos, o que você tem vem dos diários recuperados pelo professor José Maria Nascimento. É onde ela descreve, mais ou menos, sua vida, sua infância e tudo o mais. A partir desses dados e de alguns levantados por outros estudiosos, eu construí uma narrativa sobre Maria Firmina”, relata Iramir Araujo.

Com uma carreira que teve os primeiros passos dados ainda nos anos de 1970, Iramir Araujo já transformou em quadrinhos vários livros, caso de “O Mulato”, de Aluísio Azevedo, além de “A Balaiada, a guerra do Maranhão” e quadrinhos educativos institucionais.

Agora, ele se prepara para outro projeto, sempre com temática maranhense. “Pretendo quadrinizar uma obra do Josué Montello, um ícone da nossa literatura”, afirma ele.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA