17/06/2022 09h23

'Arraiá do Povo’ abre espaços para crianças, idosos e pessoas com deficiência

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
'Arraiá do Povo' tem áreas específicas para idosos e pessoas com deficiência

O ‘Arraiá do Povo’ 2022, aberto oficialmente na noite de quarta-feira (15), conta com diversas novidades para deixar o público mais seguro e confortável. Uma das principais inovações diz respeito a espaços específicos criados para  crianças, idosos e pessoas com deficiência. 

O diretor de Administração da Assembleia Legislativa, Antino Noleto, coordenador geral do 'Arraiá do Povo', explicou que a Assembleia Legislativa do Maranhão está avançando cada vez mais em suas políticas internas de inclusão. 

"Desde 2019 há nesta Casa uma atenção especial com as PCDs (pessoas com deficiência)", afirmou Antino. 

Agência Assembleia
Cadeiras posicionadas em frente ao palco proporcionam mais conforto para que pessoas idosas também possam assistir às apresentações dos grupos folclóricos
Cadeiras posicionadas em frente ao palco proporcionam mais conforto para que pessoas idosas também possam assistir às apresentações dos grupos folclóricos

Ele salientou que, além do estacionamento na área do Multicenter Sebrae, foi instalado um estacionamento na área interna da Assembleia exclusivamente para este público. 

Em toda a área do 'Arraiá do Povo' há placas de prioridade e rotas de acesso. Além disso, todas as barracas possuem acessibilidade nos caixas e no atendimento. 

Bem próximo ao palco foi instalado um espaço específico para abrigar idosos e pessoas com deficiência. Os ambientes foram tomados por uma alegria contagiante na noite desta quinta-feira (16). 

"Só tenho a louvar essa ideia dos organizadores desse arraial, de deixar os idosos mais à vontade num espaço como este", afirmou a aposentada Honória Martins, de 73 anos. Ela comentou que achou também muito interessante o fato de, além do palco, haver no local telões instalados em pontos estratégicos para o público apreciar os espetáculos. 

Quem também gostou da ideia foi o aposentado Ivan Soeiro, de 76 anos. Ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa e reagiu super animado logo à primeira apresentação da noite: a Quadrilha Fogueira Viva, da Vila Embratel. 

"Está muito legal. Tudo de bom", exclamou Ivan. Ao lado de outros idosos, ele vibrou também com a apresentação do Boi de Sonhos, da Companhia Barrica, do Boi da Maioba e, por último, do Boi Brilho da Ilha. "Fiz questão de assistir tudo até o final, porque vale a pena. Gosto muito do nosso São João", exclamou. 

Agência Assembleia
Crianças se divertem no parquinho montado no
Crianças se divertem no parquinho montado no 'Arraiá do Povo'

Parquinho infantil

Outra novidade: logo na área de entrada do Arraial foi instalado um parquinho infantil, com diversos brinquedos, que fazem a alegria da criançada. Deles, o mais requisitado é o irresistível pula-pula. Estes brinquedos agora são uma festa à parte para a criançada. "Muito gratificante ver a alegria estampada no rosto destas crianças", afirmou a servidora pública Lívia Silva, que vem participando do ‘Arraiá do Povo’ desde o dia de sua abertura. 

A garotinha Fernanda, de 4 anos, foi uma das crianças que brincaram para valer na noite desta quinta-feira. Sob o olhar atento dos pais, as crianças aproveitam ao máximo todos os equipamentos instalados no parquinho. 

"Fico morta de contente de ver minha filhota brincando deste jeito", afirmou a odontóloga Maristela Pestana Sousa, que também elogiou a política de inclusão adotada pela Assembleia Legislativa em respeito à dignidade humana, com um olhar especial para crianças, idosos e pessoas com deficiência. 

Agência Assembleia
Estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Alema, está à disposição do público que visita o
Estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Alema, está à disposição do público que visita o 'Arraiá do Povo'

O coordenador geral do 'Arraiá do Povo', Antino Noleto, afirma que o estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Alema, está à disposição do público interessado em visitar o arraial. Para ele, é muito importante o estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência, crianças de colo, obesos e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de gestantes e lactantes. 

“É muito gratificante poder assegurar direitos para pessoas com mobilidade reduzida ou com qualquer tipo de dificuldade de locomoção”, ressaltou Antino, que passa a noite inteira inspecionando todos os espaços do Arraial, para que tudo aconteça de acordo com o esquema planejado.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA