23/06/2022 16h35

Contagem simultânea dos votos é possível, esclarece TSE

Fonte: TSE

icone-whatsapp

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que a contagem simultânea dos votos é possível há algumas eleições. Também ressaltou que implantou novidades para o pleito de 2022, com a publicação dos Boletins de Urna (BU) tão logo recebidos após o encerramento da votação.

As medidas, que são voltadas a garantir ainda mais transparência e segurança nas eleições, estão sendo amplamente divulgadas pelo Portal do TSE e imprensa, o que leva a crer, segundo o TSE, que questionamentos sobre o assunto acontecem apenas por desconhecimento técnico ou por motivações políticas.

De acordo com o artigo 230 da Resolução TSE nº 23.669, “o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizará os Boletins de Urna enviados para totalização e as tabelas de correspondências efetivadas na sua página da internet, ao longo de todo o período de recebimento, como alternativa de visualização, dando ampla divulgação nos meios de comunicação”.

É uma ferramenta que possibilitará a qualquer pessoa ou instituição fazer a contagem simultânea de votos. Para isso, basta ter acesso à internet e acessar os arquivos dos Bus das seções eleitorais – que são os resultados de cada seção eleitoral, disponibilizados em seu formato original, o que assegura a origem e a total integridade em relação aos dados emitidos pelas urnas eletrônicas.

O TSE reforça que também é possível a instituição interessada fazer a contagem antes da disponibilização na internet. A Justiça Eleitoral fornece o aplicativo “BU na Mão”, que faz essa leitura. Esse aplicativo não impede que outras instituições façam seus próprios sistemas de leitura dos QRCodes e, a partir de tais leituras, refaçam a totalização dos resultados.

Ainda segundo o TSE, de posse dos BUs que saem das urnas eletrônicas, qualquer instituição pode fazer suas totalizações. É comum, em eleições suplementares, partidos e candidatos que fazem esse processo de totalização por meios próprios e que, às vezes, muito antes da Justiça Eleitoral, já conhecem os resultados, sem que haja registro de qualquer contestação em relação aos divulgados oficialmente.

O TSE também reforçou que a Justiça Eleitoral está preparada para conduzir as Eleições 2022 de forma limpa e transparente, tal como tem feito há 90 anos.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA