06/07/2022 14h51

Escola do Legislativo promove workshop sobre saúde mental no trabalho

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Escola do Legislativo promove workshop sobre saúde mental no trabalho
Amanda Amate Oliveira conduz workshop sobre saúde mental no trabalho no auditório da Elema

A Escola do Legislativo (Elema) promoveu, na manhã desta quarta-feira (6), o workshop ‘Saúde Mental no Trabalho’. O evento foi conduzido pela enfermeira e especialista em saúde mental Amanda Amate Oliveira, no auditório da Elema.

Foi abordado o que é a saúde mental, como o ambiente pode influenciar na saúde do trabalhador e como os trabalhadores ficaram no pós-pandemia. Além disso, foi enfatizada a Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.

Amanda Amate enfatizou que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), centenas de milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por doenças mentais, distúrbios comportamentais ou neurológicos e transtornos por uso de substâncias.

Pós-pandemia

“A temática já era importante, mas, após a pandemia, a preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho se intensificou ainda mais, uma vez que inúmeros trabalhadores ficaram sobrecarregados e tendo que lidar ao mesmo tempo com vários outros problemas. É comum que outras áreas da vida seja prejudicadas”, afirmou a especialista..

Segundo Amanda, entre os fatores que influenciam negativamente a saúde mental estão o aumento da carga horária e o ritmo de trabalho, conflitos de papéis, pressão pela produtividade, competição entre as pessoas, atividades repetitivas e monótonas e falta de autonomia.

Avaliação positiva

Para a aluna Laura Rosa, assistente social da Assembleia, é importante que as organizações promovam palestras sobre o tema para que os colaboradores não só cuidem mais de si, mas também para serem incentivados a ficarem em alerta aos sinais em relação aos colegas de trabalho.

“Nossa vida pessoal acaba sofrendo consequências devido ao excesso de trabalho. Ficou claro que, para ter uma boa saúde mental, é necessário que cada pessoa viva com qualidade e possa lidar com todas as dificuldades cotidianas, inclusive no trabalho. Por isso, essa abordagem é tão importante”, completou a aluna Érika Santos, que é técnica em enfermagem.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA