01/08/2022 15h44

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Advogado Gilson Ramalho é homenageado com Título de Cidadão Maranhense
Advogado Gilson Ramalho de Lima recebeu da Assembleia o Título de Cidadão Maranhense na manhã desta segunda-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão entregou, na manhã desta segunda-feira (1º), o Título de Cidadão Maranhense ao advogado Gilson Ramalho de Lima. A solenidade, presidida pelo deputado Marco Aurélio (PSB), autor da proposição, contou com a presença de representantes de diversas entidades da área jurídica.

O deputado Marco Aurélio, autor do Projeto de Resolução Legislativa 013/2022, fez a saudação ao homenageado, salientando que Gilson Ramalho, "além de grande profissional na área da Advocacia, é uma extraordinária figura humana”.

O parlamentar explicou que Gilson Ramalho de Lima, nascido na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, chegou ao Maranhão na década de 70 acompanhado pelos pais. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão e em 1997, logo após a aprovação no exame de ordem da OAB, fundou o escritório Sodré, Ramalho, Lopes, Roquette e Advogados Associados.

Em sua carreira profissional, Gilson Ramalho de Lima atuou como assessor parlamentar da Câmara Municipal de Imperatriz e como professor da Secretaria de Estado de Educação Em seguida, lecionou como pró-labore na Universidade Federal do Maranhão e foi conciliador do Juizado Especial Cível da Comarca de Imperatriz.

Depois, atuou como professor da Faculdade de Imperatriz (FACIMP), foi conselheiro da OAB-MA, no triênio 2007 a 2009, procurador geral do município de Imperatriz, entre 2009 e 2016, e compôs a Lista Sextupla na vaga do Quinto Constitucional, reservada à classe dos advogados para o Tribunal de Justiça do Maranhão, em 2013, além de presidir a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Imperatriz, no triênio 2019 a 2021.

Atualmente, mantém-se na advocacia, é membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família desde 2018 e, também, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na categoria jurista (2021 a 2023).

“A homenagem que agora fazemos ao Dr. Gilson Ramalho, aprovada por unanimidade nesta Casa, é extremamente justa porque serve de reconhecimento à contribuição que este grande profissional vem dando ao Maranhão”, enfatizou Marco Aurélio.

Após receber a condecoração,  Gilson Ramalho de Lima agradeceu à Assembleia Legislativa, especialmente ao deputado Marco Aurélio. “Sinto-me enormemente alegre e feliz neste momento, diante aqui de minha família e de muitos amigos. Esta cerimônia é um momento muito sublime na minha vida”, afirmou Gilson Ramalho, ao abrir seu discurso.

Ele discorreu sobre sua trajetória profissional e enfatizou o valor simbólico da comenda. “A honraria que agora recebo nesta Casa tem um imenso valor simbólico para as instituições de que faço parte e muito especialmente para mim e para toda a minha família”, afirmou Ramalho.

A sessão solene contou também com a presença do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira; do procurador geral de Justiça Eduardo Nicolau; da desembargadora Francisca Galiza; do diretor de Administração da Assembleia Legislativa, Antino Noleto; da juíza Suely Feitosa, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão; de Daniel Blume, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de um grande número de amigos e familiares do homenageado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA