05/08/2022 11h59

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação anuncia queda nos preços de alimentos

Fonte: Agência Brasil

icone-whatsapp

De acordo com da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o índice de preços mundiais da agência de alimentos das Nações Unidas caiu novamente em julho, afastando-se ainda mais dos recordes atingidos em março.

Além disso, a FAO informou ainda que o índice dos preços dos alimentos teve uma média de 140,9 pontos no mês passado, contra 154,3 (valor revisado) em junho comparado ao mês de julho que havia sido calculado em 154,2.

O índice de julho ainda é 13,1% superior ao do ano anterior, impulsionado pelo impacto da invasão da Ucrânia, clima adverso e altos custos de produção e transporte.

O economista-chefe da FAO, Maximo Torero, disse que o declínio nos preços das commodities alimentares frente a níveis muito altos é bem-vindo, no entanto, muitas incertezas permanecem.

“Uma perspectiva econômica global sombria, a volatilidade da moeda e os altos preços dos fertilizantes que podem afetar a produção futura e os meios de subsistência dos agricultores representam sérias pressões para a segurança alimentar global”, afirmou Maximo Torero.

Já os índices de preços de óleos vegetais, açúcar, laticínios, carnes e cereais registraram quedas em julho. O trigo recuou 14,5%, em parte devido a um acordo firmado para desbloquear as exportações de grãos de portos do Mar Negro.

Os preços do milho também sofreu queda de 10,7% em julho, refletindo o acordo Rússia-Ucrânia, bem como, o aumento da disponibilidade sazonal dos principais produtores Argentina e Brasil, disse a FAO.


 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA