09/08/2022 17h38

Assembleia aprova projeto que cria selo de qualidade artesanal indígena

Agência Assembleia

icone-whatsapp

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, na sessão desta terça-feira (9), o Projeto de Lei 217/2022, de autoria do deputado Ciro Neto (PDT), que prevê a criação do Selo de Qualidade e Autenticidade Artesanal Indígena.

O projeto diz respeito à identificação da origem étnica do produto comercializado, seguindo os princípios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, valorização da cultura e da produção indígena.

De acordo com a proposição, o selo garante que o produto é artesanal, com qualidade adequada e ecologicamente correta, e do Maranhão.

O projeto diz, ainda, que o selo deverá seguir critérios estabelecidos por órgão competente. Para obtê-lo, o artesão deverá disponibilizar um exemplar de cada peça produzida contendo a descrição do material utilizado e a técnica empregada.

A peça artesanal deverá conter o nome do artesão/indígena, da aldeia e etnia pertencente. Os exemplares dos produtos artesanais depositados serão de propriedade do órgão público competente, que os manterá, permanentemente, em exposição no seu acervo.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA