11/08/2022 14h57

Maranhão registra aumento na aquisição de armas de fogo

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

Mais de 9 mil novos armamentos foram adquiridos no Maranhão entre janeiro e novembro do ano passado. Houve quase 190 mil registros, maior quantitativo dos últimos 13 anos. Uma parte significativa dos equipamentos é adquirida sob a justificativa de aumento da segurança pessoal.

“O aumento da aquisição de armas de fogo no Maranhão e no Brasil, se deve, obviamente, a adoção de uma política governamental onde os marcos legislativos para a aquisição dessas armas foram efetivamente facilitados. Requisitos legais foram facilitados, se comparados com alguns anos atrás. Isso permitiu que um maior número de pessoas postulasse a aquisição de armas de fogo”, afirmou o titular da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq), delegado Luís André.

O aumento, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, é de mais de 220% em relação ao triênio anterior. No ano de 2020, foram 315 pedidos para aquisição; em 2021, 137 pedidos registrados e, em 2022, foram 57 até o mês de junho.

Em 2020, um total de 3.239 armas foram adquiridas; em 2021, foram 4.409; e até junho de 2022, foram 2.124 aquisições de armamentos. Assim, em menos de três anos, 9.772 armas de fogo foram adquiridas pela população maranhense.

“Nos últimos anos, temos levantamento de dados históricos que mostram um incremento bastante significativo na aquisição de novas armas de fogo. Por exemplo, se pegarmos o ano de 2014, tivemos um incremento em todo o Maranhão da ordem de 47 armas de fogo. No ano de 2020, tivemos incremento que ultrapassa duas mil armas no estado”, afirma o delegado.

Para adquirir armamento, existem requisitos específicos a serem seguidos. Um deles é a avaliação psicológica do cidadão, realizada por profissional credenciado.

“Essa avaliação é feita por um psicólogo, devidamente registrado no CRP (Conselho Regional de Psicologia), e que tenha capacidade e habilidade de fazer esta avaliação. Nem todas as pessoas podem ter arma, por várias razões. Para ter arma, o psicólogo tem que atestar, após aplicação de vários instrumentos regulamentados pelo Conselho Federal, e que podemos alegar se a pessoa tem ou não condições de ter um porte de arma”, ressaltou a professora doutora em Psicologia, Cândida Helena Alves.

“Todo o passo a passo do procedimento para aquisição de arma de fogo está disponível na plataforma única do governo, a gov.br, que simplificou e colocou numa única plataforma todos os serviços prestados ao cidadão pelo governo federal, incluindo os da Polícia Federal”, observou o delegado Luís André.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA