11/08/2022 15h08

Estudo mostra que aterros sanitários liberam altos níveis de gás metano

Fonte: Agência Brasil

icone-whatsapp

Um novo estudo relizado pela Administração Nacional Ocêanica e Atmosférica dos Estados Unidos revelou que a decomposição de resíduos de alimentos em aterros sanitários em Buenos Aires, Nova Délhi, Mumbai e Lahore está liberando milhares de toneladas de gás metano, um dos principais aquecedores do planeta.

De acordo com os dados, cerca de 570 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa são emitidos a cada ano em processos industriais e naturais e a concentração de metano na atmosfera tem aumentado em ritmo recorde.

Além disso, a pesquisa aponta que a principal fonte está na agropecuária, principalmente no gado e também em outros rebanhos e aves. Nos EUA, o setor de petróleo e gás é o principal responsável. Mas há também outra grande fonte global: o lixo.

Segundo estudo publicado pela Imagens revista Science Advances, revelaram ainda, que o metano é procedente de aterros na capital argentina, Buenos Aires, nas cidades indianas de Nova Délhi e Mumbai, e na segunda maior cidade do Paquistão, Lahore,

Um dos aterros em Mumbai, por exemplo, estava emitindo 9,8 toneladas de metano por hora, ou 85 mil toneladas por ano, de acordo com as conclusões do estudo. O aterro em Buenos Aires emite cerca de 250 mil toneladas anualmente, metade das emissões totais de metano na cidade.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA