18/08/2022 16h51

Programa Maranhão Verde beneficia fomento à comunidade indígena maranhense

Agência Assembleia

icone-whatsapp

O Programa Maranhão Verde - Eixo Indígena tem como foco contribuir com a garantia de transferência e geração de renda para diversos povos indígenas maranhenses, sempre considerando os saberes e modos de vida locais, investindo, assim, em desenvolvimento social e se comprometendo com a conservação ambiental. Preconiza resgatar a riqueza, diversidade e peculiaridade da produção indígena a partir da construção de uma cadeia integrada para incentivo, assistência técnica e comercialização dos projetos produtivos realizados nas aldeias.

O Programa beneficiará 973 indígenas, que receberão fomento no valor de R$2.700,00 cada. Serão atendidas a Reserva Indígena Krenyê e 17 Terras Indígenas, sendo elas: Alto Turiaçu, Arariboia, Bacurizinho, Canabrava-Guajajara, Caru, Geralda Toco Preto, Governador, Kanela, Krikati, Lagoa Comprida, Morro Branco, Porquinhos, Rio Pindaré, Rodeador, Taquaritiua, Tremembé do Engenho, Urucu-Juruá; localizadas nos municípios de Tuntum, Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Amarante do Maranhão, Arame, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Santa Luzia, Grajaú, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Bom Jardim, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, Lajeado Novo, Montes Altos, Sítio Novo, Viana, São José de Ribamar.

O Eixo Indígena é dirigido a três áreas, de acordo com sua temática: “conservar, capacitar e produzir”, direcionando apoio à agroecologia, voltada à produção alimentar e conservação ambiental das terras indígenas do Estado. Cabe ressaltar que essas terras indígenas estão dentro da área limitada da Amazônia Legal.

O programa visa recuperar as áreas em situação de maior vulnerabilidade, contribuindo para a redução dos impactos socioambientais a partir de iniciativas coletivas de produção, visando a segurança alimentar, o fortalecimento dos projetos e do espírito comunitário com foco no retorno para o público participante. Os indígenas realizarão as atividades de consorciamento entre espécies nativas e alimentares; sistemas agroflorestais e agroextrativistas; roças agroecológicas; criação de abelhas nativas; criação de animais de pequeno e médio portes (ovinocaprinos, peixes, aves, animais silvestres); e processamento de produtos.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA