02/09/2022 11h01

'Direto ao Ponto' destaca crescimento do eleitorado jovem na edição desta sexta

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Divulgação
Silvia Teresa conversa com a assessora da Escola Judiciária do TRE-MA e coordenadora do projeto Voto Jovem, Lígia Moraes

O programa ‘Direto ao Ponto’, exibido nesta sexta-feira (2), pela TV Assembleia, com apresentação da diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Sílvia Tereza, focou em temas voltados às eleições, destacando o voto dos jovens e o aumento do eleitorado na faixa etária entre 16 e 17 anos no país. A conversa foi com a assessora da Escola Judiciária (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e coordenadora do projeto Voto Jovem, Lígia Moraes.

A jornalista Sílvia Tereza ressaltou a importância da temática. “A juventude tem um papel importantíssimo nas eleições e era preciso colocar em pauta esse cenário que levou grande número de jovens a buscarem o Título de Eleitor, para estarem aptos a votarem nestas eleições”, declarou.

De acordo com Lígia Moraes, o crescimento de mais de 50% no total de jovens que se regularizaram para as Eleições 2022 é resultado de campanhas de sensibilização do segmento feitas pela Justiça Eleitoral. “Nesse rol de campanhas, os influenciadores digitais tiveram um papel fundamental. Conseguiram atrair essa parcela do eleitorado para que participasse desse processo de escolha”, destacou.

A coordenadora do projeto Voto Jovem detalhou ações institucionais, como as desenvolvidas pelo TRE-MA em unidades de ensino públicas e privadas do Maranhão, e falou dos resultados desse trabalho. “A gente tenta, com essas ações, estimular o exercício da cidadania através do voto consciente, para que possam fazer escolhas de representantes que venham a contribuir para mudanças em seu meio social”, observou.

Desafio

Perguntada se a conscientização do jovem é um desafio, ela foi taxativa: “Nesse contexto em que vivemos, sim, porque nós temos muita desinformação eleitoral, muitas fake news, e a gente tem que alertar sobre essas notícias falsas que tentam manipular a opinião pública, que pregam discurso de ódio. A gente adverte que é importante fazer a checagem”. 

Ligia Moraes destacou o trabalho feito para melhorar a acessibilidade na hora da votação para jovens com deficiência ou com mobilidade reduzida e pincelou sobre iniciativas que estão sendo planejadas dentro do projeto Voto Jovem para os próximos pleitos.

O programa ‘Direto ao Ponto’ é produzido pelos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira. A exibição ocorre todas as sextas-feiras, às 10h30, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309).



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA