09/09/2022 11h22

Programa ‘Direto ao Ponto’ conversa sobre mulher na política, cotas femininas e violência política de gênero

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Programa ‘Direto ao Ponto’ conversa sobre mulher na política, cotas femininas e violência política de gênero
Silvia Tereza entrevista a professora doutora em Ciências Políticas Silvane Magali, integrante da Rede Estadual de Mulheres Negras no Maranhão

No programa ‘Direto ao Ponto’, que foi ao ar às 10h30 desta sexta-feira (2), pela TV Assembleia, a apresentadora e diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Sílvia Tereza, conversou com a professora doutora em Ciências Políticas, Silvane Magali, integrante da Rede Estadual de Mulheres Negras no Maranhão. Entre os temas tratados, a participação da mulher na política, cotas femininas e violência política de gênero em meio ao atual cenário brasileiro de eleições gerais.

“Apesar dos avanços que acompanhamos, ainda é um desafio ver mulheres na política ou disputando lugares de poder. Por isso, é preciso que se analise esse cenário que perdura através dos tempos e se aponte um caminho para uma mudança”, declarou Silvia Tereza.  

A entrevistada Silvane Magali fez uma análise do cenário do pleito no Maranhão, onde não há nenhuma mulher candidata ao governo do Estado e três são postulantes a vice. “A política ainda é um desafio às mulheres, ainda é um lugar muito consagrado aos homens. Nós, mulheres, ainda temos muita timidez, muita insegurança e, pior do que isso, pouca motivação, pouco apoio, inclusive dos homens, dos partidos políticos para estarmos disputando esse lugar, apesar de, contraditoriamente, as mulheres serem protagonistas em várias lutas sociais”, observou.

Também avaliou a participação feminina na disputa nacional, na qual quatro mulheres concorrem ao cargo de presidente da República. “Não deixa de ser significativo. Isso mostra para as mulheres, de um modo geral, que é possível e que é necessário estarmos disputando esse lugar (de poder). Porém, é importante que a gente entenda que não interessa qualquer representação”, ressaltou.

Durante a entrevista, Silvane Magali fez uma análise da política de cotas femininas nas eleições. “Quatro mulheres (candidatas a presidente) estão aí porque para muitos partidos, nas suas articulações, nas suas coligações, é importante ter uma mulher na representação. Partidos, inclusive, que eram contra as cotas, contra essa participação, mas que agora colocam e discursam sobre essa importância e colocam essas mulheres como protagonistas”, assinalou. 

Segundo ela, é preciso também que se desconstrua a cultura de que existem lugares de meninos e lugares de meninas, porque é isso perpetua esse vazio feminino nas instâncias de poder. “É preciso entender que, nem sempre essa representação quer dizer o respeito que nós, mulheres, temos alcançado efetivamente pelos partidos”, argumentou Silvane Magali. 

O programa ‘Direto ao Ponto’ tem exibição pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309), sempre às sextas-feiras, às 10h30. A produção é dos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA