15/09/2022 16h19

Assembleia homenageia União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em sessão solene

Agência Assembleia
Sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira em homenagem aos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene, nesta quinta-feira (15), em comemoração aos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). A deputada Betel Gomes (MDB), autora da proposição, presidiu a solenidade, que contou com a presença de convidados, gestores e profissionais da educação.

Compuseram a mesa dos trabalhos o deputado Wellington do Curso (PSC); o coordenador estadual da UNCME no Maranhão, Emerson de Araújo Silva; a diretora jurídica da direção nacional da UNCME, Gilvânia da Conceição Nascimento; o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Mauro Gurgel; a ex-coordenadora da UNCME no Maranhão, Maria Lindinalva Batista, e o promotor titular da 1ª Promotoria da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva.

Agência Assembleia
Coordenador estadual da UNCME no Maranhão, Emerson de Araújo Silva, durante discurso

História

A UNCME foi fundada em 1992 com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação. Sua atuação é pautada nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Ao longo de sua história, a UNCME tem contribuído significativamente com o desenvolvimento da educação em todo o território nacional, atuando de forma incisiva em prol de uma educação pública de qualidade e para todos.

Somos mais de três mil conselheiros distribuídos entre os 202 municípios que contam com Conselhos Municipais de Educação. Agradecemos à Assembleia pelo reconhecimento de nosso trabalho. Nós temos contribuído na luta em defesa de uma educação de qualidade para todos”, afirmou o coordenador da UCME no Maranhão.

Por sua vez, Gilvânia da Conceição Nascimento agradeceu a Assembleia pela homenagem e reconhecimento do trabalho da UCME no Maranhão.

“O trabalho da UNCME no Maranhão é uma referência e um exemplo para o Brasil. Ao longo dessa jornada, tem zelado pela garantia do direito à educação de todos os brasileiros. Agradecemos ao Poder Legislativo Estadual o reconhecimento de nosso trabalho”, salientou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA