22/09/2022 16h37

Exposição ‘Zimar’ reúne máscaras de cazumbas, personagem do bumba meu boi

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

Figura tradicional do bumba meu boi, os cazumbas devem ter máscaras assustadores e horripilantes, roupa colorida, com muito brilho, além de gingado e dança ritmada. E são as máscaras desse personagem junino que ganham destaque na exposição ‘Zimar’, produzidas pelo artista Euzimar Gomes, que, direto da cidade de Matinha, produz peças únicas, com estilo marcante.

São 65 caretas produzidas por Zimar com os mais diversos materiais. Tudo para ressaltar o personagem enigmático do bumba meu boi na exposição, que fica aberta à visitação até o dia 16 de novembro, no Centro Cultural Vale Maranhão (Rua Henrique Leal, Centro Histórico de São Luís). A partir dessa data, as peças serão doadas para instituições culturais.

 “O trabalho dele inicia lá no começo dos anos 2000, trabalhando com madeira, fazendo os queixos e as caretas para os cazumbas. Ele produz para vender. Trabalhou muito com a madeira paparaúba, em dois estilos: um com caretas bem retorcidas, representando animais, e fazia algumas mais simplificadas, para vender a crianças por um preço mais acessível”, informou Jandir Gonçalves, curador da exposição.

A mostra apresenta, ainda, um documentário em curta-metragem inédito que mostra Zimar criando as cartas enquanto conta sobre sua história, inspirações e aborda questões profundas, como a relação entre a vida e a morte.

“Além de capacete de motoqueiro, ele costuma usar como base para a careta paralamas de motos, pneus de bicicleta e moto. Também usa orelha de pau, que é um fungo, e até alças de caixões de defunto que, quando não cabe e cortam, ele reutiliza. Qualquer material que se leve, ele termina transformando nessas máscaras”, destacou Jandir Gonçalves.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA