23/09/2022 15h34

23 setembro - Dia Internacional da Língua de Sinais

Agência Assembleia

icone-whatsapp

 Nesta sexta-feira (23) é celebrado o Dia Internacional da Língua de Sinais, juntamente à Semana Internacional dos Surdos. O mês de setembro é também alusivo à campanha Setembro Azul em homenagem às conquistas da comunidade surda, como a luta pela inclusão na sociedade.

A língua de sinais é uma língua visual, caracteriza por gestos e expressões faciais e corporais, possuindo muitas variações ao redor do mundo e no Brasil é conhecida como Língua Brasileira de Sinais (Libras).De acordo com dados do IBGE, o Brasil possui 10 milhões de surdos, que corresponde a 5% da população, e parte deles utilizam a língua de sinais para se comunicar.

A tradutora e intérprete de Libras, Valéria Melo, atua na área desde 2004 e atualmente desenvolve suas atividades em uma universidade privada da capital, atuando como professora, função que desempenha desde 2013, e na Procuradoria Geral do Estado.

Valéria relata que seu interesse pelo tema surgiu na adolescência, “ainda na adolescência eu olhava as pessoas usuárias da Língua de Sinais e achava muito bonito e interessante. Meu primeiro contato direto foi com a namorada de um primo meu, uma pessoa surda, então nesse contato eu aprendi o básico da Língua Brasileira de Sinais”, conta.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA