04/10/2022 14h14

Aprovado projeto de Arnaldo Melo que incentiva formação de bancos comunitários de sementes e mudas

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Aprovado projeto de Arnaldo Melo que incentiva formação de bancos comunitários de sementes e mudas
Arnaldo Melo é autor de projeto sobre política estadual de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes e mudas

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, na manhã desta terça-feira (4), o Projeto de Lei 305/2019, de autoria do deputado Arnaldo Melo (PP), que trata da política estadual de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes e mudas. As ações deverão ser executadas no âmbito da Política Estadual de Desenvolvimento Rural, visando à preservação da agrobiodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa do deputado Arnaldo Melo tem por objetivo amparar a biodiversidade agrícola, prevenir efeitos das adversidades ambientais, incentivar a organização comunitária, respeitar os conhecimentos tradicionais, fortalecer valores culturais e preservar patrimônios naturais.

O projeto pretende, ainda, fomentar a proteção dos recursos genéticos locais visando à sustentabilidade dos agroecossistemas, resgatar e perpetuar espécies, variedades e cultivos produzidos em unidade familiar ou tradicional, prioritariamente as vegetais, para alimentação.

De acordo com a matéria, são instrumentos da política estadual de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes e mudas o crédito rural, a extensão rural e assistência técnica e a pesquisa agropecuária e tecnológica.

Implementação

Caberá ao poder público realizar parcerias com entidades que tenham experiência na gestão de banco comunitário de sementes e mudas, nos biomas e ecossistemas do estado e auxiliar as iniciativas de assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas e agricultores familiares no alcance de recursos atinentes ao Sistema Nacional de Semente e Mudas.

O poder público deverá, ainda, incentivar a instalação e apoiar o funcionamento de bancos de cultivos locais e tradicionais, auxiliar na elaboração técnica de projetos, estimular a reposição das sementes nos bancos comunitários, além de implantar cadastro de bancos comunitários de sementes no estado.

Conforme o projeto, o poder público deverá realizar, em parceria com municípios e entidades civis, eventos destinados à troca de experiências e ao intercâmbio de germoplasmas, bem como identificar demandas de cada banco comunitário e disponibilizar imóveis aptos para a instalação.

Fiscalização

A política estadual de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes e mudas será executada e fiscalizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, desenvolvida com a participação de entidades da sociedade civil que lidam com sementes.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA