22/11/2022 18h02

Com apoio da Alema, cápsula do tempo enterrada há 100 anos revela documentos históricos em Carolina

Agência Assembleia
Momento em que a cápsula do tempo é aberta no município de Carolina, depois de 100 anos

Uma cápsula do tempo enterrada há 100 anos no Obelisco da Independência, na cidade de Carolina, no sul do Maranhão, teve o seu conteúdo revelado um século depois, na última sexta-feira (18). A ação contou com o apoio da Assembleia Legislativa e do Museu Histórico de Carolina, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Comissão de Abertura da Cápsula do Tempo.

Duas pequenas garrafas foram desenterradas, colocadas em uma caixa impermeável e, em seguida, levadas para um pequeno laboratório montado em um hotel da cidade. Lá, uma equipe especializada na recuperação de documentos fez a manipulação dos materiais com muito cuidado, uma vez que os papéis estavam bem degradados.

Nenhum documento conseguiu ser recuperado na íntegra, apenas fragmentos como o de um jornal da época, uma partitura musical e uma lista com nomes que parece ser de moradores do município. Os pedaços encontrados são partes importantes da memória da cidade e, por isso, ficarão expostos no Museu de Carolina.

Agência Assembleia
Deputado Rildo Amaral, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, e demais autoridades que participaram do ato de abertura da cápsula

A abertura da cápsula teve o apoio da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Rildo Amaral (PP) participou da solenidade. “A Alema se notabiliza, também, pela preservação cultural, da memória e da histórica, que requer esse Obelisco”, disse o parlamentar.

Também presente ao ato, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, falou que a abertura da cápsula do tempo une dois pontos na história. “O museu, o município, a Câmara, a Assembleia e diversas entidades, que participaram desse momento, se uniram para que nós pudéssemos abrir essa cápsula do tempo, ligando dois pontos em 100 anos. Uma curiosidade para os moradores de Carolina e um marco para a história da cidade”, afirmou.

Agência Assembleia
Nenhum documento conseguiu ser recuperado na íntegra, apenas fragmentos como o de um jornal, uma partitura musical e uma lista com nomes de pessoas

Os moradores de Carolina pretendem criar uma nova cápsula do tempo e colocar, outra vez, no mesmo local para ser aberta daqui a 100 anos.

“Carolina se inscreve nessa experiência de 1922 e, por isso, foi uma das raras cidades do Brasil que pôde fazer essa valorização daquilo que o povo pensava e aquilo que, hoje, queria saber um século depois”, assinalou Dom Francisco Lima, bispo da Diocese do município.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA