24/11/2022 17h15

Zé Inácio critica ação do PL questionando resultado das eleições presidenciais

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Dney Justino - Agência Assembleia
Zé Inácio critica ação do PL questionando resultado das eleições presidenciais
Deputado Zé Inácio em seu pronunciamento na tribuna durante a sessão plenária desta quinta-feira

O deputado Zé Inácio (PT) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (24), a ação do Partido Liberal (PL) junto ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), questionando o resultado das eleições no segundo turno.

Segundo o parlamentar, o PL alega fraude em 352.125 urnas, o que corresponde a 58% do total que garantiu a vitória do presidente Lula. “Por que o PL faz o questionamento, a impugnação das urnas só do segundo turno e não do primeiro?”, indagou.

Ele frisou que o PL foi um dos partidos vencedores das eleições no primeiro turno, já que elegeu 99 deputados federais e 14 senadores. "Por questão de interesse do próprio partido, faz questionamento somente em relação ao segundo turno”, salientou.

De acordo com Zé Inácio, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, acertou quando determinou que, em 24 horas, o PL emendasse a petição inicial para também questionar as urnas em relação ao resultado do primeiro turno.

“E o PL não atendeu a determinação do TSE. Isto está sendo feito não só por motivação do próprio presidente do partido, mas muito mais por exigência do presidente derrotado Bolsonaro. A intenção é poder alimentar aqueles que ainda continuam nas ruas cometendo atos antidemocráticos em frente aos quartéis, bloqueando estradas, ou seja, atuando contra o Estado de Direito. É uma mera ação política sem nenhum fundamento jurídico”, ressaltou Zé Inácio.

Decisão acertada

Para Zé Inácio, a decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes sobre a ação do PL foi rápida e enérgica, ao considerar a intenção do partido de querer tumultuar o processo e de recusar reconhecer a vitória do presidente Lula nas urnas. “A ação foi prontamente indeferida e o partido condenado a pagar uma multa de mais de R$ 22 milhões. Assim, o partido teve a punição de ter o Fundo Partidário bloqueado”, frisou.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA