29/11/2022 14h06

Plenário aprova PL para instituir Campanha Estadual de Conscientização sobre Alzheimer

Agência Assembleia

icone-whatsapp

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (29), o Projeto de Lei 047/2022, de autoria da deputada Betel Gomes (MDB), que institui a ‘Campanha Estadual de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer e outras Demências’, bem como determina o ‘Dia Estadual’ de sensibilização sobre o tema. O PL também revoga a Lei Estadual nº 10.271, de 30 de junho de 2015.

Segundo o projeto, a campanha estadual deverá ser realizada no mês de setembro de cada ano, visando promover a conscientização e a sensibilização da população, bem como alertar sobre sinais de doenças potenciais que podem provocar demência, contribuindo para o diagnóstico precoce.

A campanha deverá, ainda, orientar e encorajar as pessoas para o início do tratamento precoce, visando à prevenção do agravamento dos quadros, além de combater a estigmatização, o preconceito e a discriminação relacionada às pessoas com transtornos mentais.

De acordo com a proposição, para a realização da campanha, poderão ser promovidas palestras públicas, elaboração e distribuição de cartazes, cartilhas ou folhetos explicativos com informações sobre prevenção e tratamento, assim como a divulgação de informações nos meios eletrônicos oficiais pertinentes aos serviços públicos, sobretudo os de saúde.

Dia Estadual

Além disso, conforme a matéria, fica instituído, no Maranhão, o 21 de setembro como o “Dia Estadual da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer e outras Demências” para destacar a importância do diagnóstico e do tratamento, bem como o apoio e suporte aos familiares e cuidadores.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA