29/11/2022 15h06

Projeto prevê criação de campanha visando à prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres

icone-whatsapp
Biaman Prado
Projeto prevê criação de campanha visando à prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres
O PL nº 322, de autoria da deputada Detinha, foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (29), o Projeto de Lei nº 322, de autoria da deputada Detinha (PL), que institui a campanha “Com o Coração de Mulher”, cuja finalidade é orientar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares.

De acordo com o projeto, a campanha será realizada anualmente, no mês de maio, coincidindo com o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, celebrado em 14 de maio.

A campanha “Com o Coração de Mulher” tem por propósito reunir entidades médicas, universidades, escolas, organizações não governamentais, entidades da sociedade civil organizada, grupos da área médica, grupos de mulheres voluntárias, visando promover ações preventivas ou que permitam diagnosticar doenças cardiovasculares.

Na justificativa da matéria, a deputada Detinha afirma que este projeto “tem o condão de instituir uma política de prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres, considerando que, entre as doenças crônicas não transmissíveis, as do aparelho circulatório ainda constituem a principal causa de morte no mundo. O Brasil apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade da América do Sul”.  

A deputada argumenta ainda que as doenças cardiovasculares em mulheres já ultrapassam as estatísticas de câncer de mama e de útero. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos/ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres/dia.

“Muito embora esse tipo de doença acometa homens e mulheres em todas as suas faixas etárias, ela representa mais que o dobro das mortes por todas as neoplasias associadas. As mulheres têm aumento de prevalência de morte após a menopausa, o que agrava as perspectivas em um futuro bem próximo pelo envelhecimento e adoecimento da população feminina no Brasil”, afirma a deputada Detinha, na justificativa do projeto de sua autoria.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA