07/12/2022 14h15

PL prevê inserção da Semana da Pessoa com Deficiência e das Pessoas com Doenças Raras no calendário estadual

Assecom / Dep. Andreia Rezende

icone-whatsapp
Divulgação
PL prevê inserção da Semana da Pessoa com Deficiência e das Pessoas com Doenças Raras no calendário estadual
Deputada Andréia Rezende é a autora do projeto de lei, aprovado em segundo turno na sessão de terça-feira

O projeto de lei de autoria da deputada Andréia Rezende (PSB) que prevê a inserção da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e das Pessoas com Doenças Raras no calendário oficial maranhense foi aprovado em segundo turno na sessão plenária de terça-feira (6). O PL  seguirá para sanção governamental.

O objetivo é promover atividades educativas de conscientização e orientação sobre a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como sobre as pessoas com doenças raras, devendo consistir de programação oficial que contenha atividades sobre a temática tais como inclusão social, educação especial, geração de oportunidades de trabalho, esporte e lazer adaptados e divulgação de avanços técnico-científicos e médicos.

A programação deverá acontecer anualmente na segunda quinzena de setembro, tendo como ponto alto o dia 21, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Os órgãos da administração pública estadual poderão firmar parcerias e celebrar convênios com a administração federal e municipal ou com a iniciativa privada.

Da mesma maneira, o Poder Legislativo realizará uma sessão especial para abrir amplo debate acerca da promoção das questões sociais que vão desde a luta pela defesa de direitos dessas pessoas, políticas públicas junto aos órgãos públicos e empresas privadas, até a conquista de novos espaços de inclusão.

“Cada vez mais compreendo a necessidade de datas como essa, para que a sociedade conheça e respeite a nossa luta pela inclusão e pelo respeito. O projeto é um grande passo para conquista de direitos e qualidade de vida”, disse Andréia Rezende.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA