22/12/2022 14h24

Ana do Gás faz balanço de seu mandato parlamentar e da atuação como secretária da Mulher

Agência Assembleia

Biaman Prado
Deputada Ana do Gás elencou diversas ações executadas durante o mandato parlamentar e na SEMU

A deputada Ana do Gás (PCdoB) utilizou a tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (22), para fazer seu último pronunciamento do ano na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, a parlamentar fez um balanço do seu mandato e da sua atuação na vida pública como secretária de Estado da Mulher, o que considerou uma trajetória de muitos desafios e vitórias.

Ana do Gás elencou diversas ações executadas durante a sua gestão à frente da pasta, a exemplo da entrega do Plano Estadual das Mulheres Maranhenses, ações da Carreta da Mulher pelo Maranhão, inauguração da Casa da Mulher Maranhenses, entre outras iniciativas.

“Foram muitos desafios, mas também muitas vitórias. Batalhamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, na qual acabei me afastando do Parlamento por mais de dois anos, nessa missão de executar um trabalho voltado para nós, mulheres maranhenses”, completou a deputada.

A deputada também parabenizou toda a equipe da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), que não mediu esforçou para que as mulheres maranhenses fossem acolhidas, valorizadas e atendidas pelas ações da pasta.

Mandato

Ana do Gás fez, ainda, um balanço da sua atuação como parlamentar, destacando a aprovação, principalmente, de leis voltadas para a garantia de direitos às mulheres.

“Nesse mandato que se encerra, conquistamos mais direitos para todas nós, a exemplo da lei 11746/2022, que determina o registro e a divulgação bimestral dos índices de violência contra a mulher no Maranhão. Também legislei em prol das mulheres indígenas, negras e quilombolas, como a que institui o Dia da Mulher Indígena; a Lei do Reconhecimento do Artesanato Indígena e a Lei da Feira Maranhão Preta, entre tantas outras”, elencou.

A deputada finalizou seu discurso destacando o aumento da bancada feminina na Assembleia, na próxima legislatura que inicia em 1º de fevereiro de 2023, e reafirmou seu compromisso com os maranhenses.

“Celebramos também o aumento do número de deputadas no Parlamento Estadual, essas companheiras que vão estar conosco na próxima legislatura. Hoje, nós, mulheres, representamos 28,5% das cadeiras no Parlamento, totalizando 12 deputadas estaduais eleitas. Vejo que as mulheres vêm se fortalecendo cada vez mais. Nós estaremos aqui, por mais uma vez, para trabalhar para o povo do Maranhão”, finalizou Ana do Gás.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA