09/01/2023 18h07

Colaboradores da área de limpeza da Alema participam de treinamento sobre coleta e destinação de resíduos

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Dney Justino
Colaboradores da área de limpeza da Alema participam de treinamento sobre coleta e destinação de resíduos
Palestra é ministrada por José Eduardo San Luca, especialista na área de coleta e destinação de resíduos

Colaboradores da área de Serviços Gerais da Assembleia Legislativa do Maranhão participaram, nesta segunda-feira (09), de um treinamento sobre coleta e destinação ambientalmente corretas do lixo. A iniciativa integra as ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Assembleia, que será lançado na próxima sexta-feira (13), em evento no auditório da Casa. Na ocasião, também serão apresentadas as resoluções da nova Lei de Licitações e Contratos.

A capacitação contou com palestra ministrada pelo empresário José Eduardo San Luca, fornecedor de insumos químicos da empresa Infinity, prestadora de serviços na área à Alema.

O diretor administrativo do Parlamento Estadual, Antino Noleto, explicou que o lançamento do PGRS e as resoluções da nova Lei de Licitações e Contrato configuram um marco na área, na gestão do presidente da Casa, deputado Othelino Neto.

“O presidente Othelino é um abnegado quanto à questão ambiental. Desde 2018, quando assumiu a presidência pela primeira vez, encarregou sua assessoria de trabalhar nesse projeto. Temos muitos avanços na área ambiental, já que contamos com uma Estação de Tratamento de Esgoto, que propicia a reutilização da água. Também iremos inaugurar, ainda este mês, a usina de energia fotovoltaica, a maior já instalada em todo o estado, no serviço público. O que Othelino está fazendo aqui vai refletir nas gerações futuras, porque é um planejamento muito arrojado”, destacou.

Conforme Antino, há uma correlação entre o PGRS e a nova Lei de Licitação, uma vez que a maioria dos contratos estabelecem cláusulas que exigem redobrados cuidados com a questão ambiental, principalmente referentes à coleta, seleção e destinação de resíduos sólidos.

O diretor administrativo destacou, ainda, que o legislativo maranhense está à frente quanto à defesa do meio ambiente, assinalando que a Infinity é fiscalizada sempre por um servidor da Casa.

Sustentabilidade

Durante o treinamento, a chefe do Núcleo de Qualidade Ambiental da Assembleia, Érika Helena Bezerra, afirmou que o presidente da Casa sempre esteve preocupado com a questão da sustentabilidade, ressaltando ainda que, tanto o treinamento como os eventos que acontecerão na próxima sexta-feira, dão uma exata dimensão dos avanços conquistados  pela Assembleia Legislativa do Maranhão na questão ambiental.

Na concepção de Francisco Joubert Nascimento de Sousa, um dos participantes do treinamento e que atua na área de Serviços Gerais na Assembleia, a capacitação foi de grande importância para um melhor desenvolvimento de suas atividades. “São ensinamentos que, além de praticá-los em meu trabalho, vou transmiti-los também para toda a minha família”, disse.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA