16/01/2023 17h24

Assembleia entrega Medalha “Manoel Beckman” ao diretor-geral da ANEEL Sandoval de Araújo

Agência Assembleia
Sessão solene de entrega da Medalha ‘Manoel Beckman’ ao diretor-geral da ANEEL, Sandoval de Araújo Feitosa Neto

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (16), a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manoel Beckman’ ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto. A proposição da honraria é de autoria do deputado César Pires (PSD).

Na abertura da sessão solene, comandada pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), foi exibido um vídeo institucional com a narrativa das ações realizadas pelo governo federal por meio da ANEEL, no Maranhão.

Na ocasião, Othelino enfatizou que o homenageado tem vasta carreira de serviços prestados ao Maranhão e ao Brasil e que a concessão da Medalha é um reconhecimento que se coaduna com “o compromisso da atual gestão com a pauta ambiental”.

“Esta iniciativa do deputado César Pires, que foi aprovada por unanimidade, é uma forma de fazer justiça e de reconhecer as contribuições importantes que o senhor Sandoval de Araújo tem dado ao Brasil”, disse chefe do Legislativo maranhense, destacando ainda a importância da Medalha Manoel Beckman, maior honraria da Casa.

Em seguida, o autor da comenda, deputado César Pires, fez os cumprimentos às autoridades presentes e ressaltou a importância da homenagem prestada ao engenheiro eletricista Sandoval de Araújo, autor do projeto que permitiu que fosse criado o “Atlas de Energia do Maranhão”.

Agência Assembleia
Diretor-geral da ANEEL, Sandoval de Araújo, recebe a medalha das mãos do deputado César Pires, autor da proposição

Desenvolvimento

O projeto, que conta com a participação da UFMA, juntamente com diversas outras universidades, Geramar e a Equatorial Maranhão, possibilitará que os potenciais de geração de energia a partir dos ventos maranhenses (energia eólica) e do sol (energia solar fotovoltaica) sejam conhecidos e explorados por empresas que trarão desenvolvimento para a região e qualidade de vida para a população maranhense.

“Graças ao Dr. Sandoval, o nosso sol e o vento do Maranhão transformarão a realidade de nossa gente, trazendo geração de emprego, renda e desenvolvimento. Portanto, o nosso homenageado tem trabalhado no estabelecimento de uma regulamentação mais moderna e alinhada às políticas públicas, permitindo que os cidadãos maranhenses que moram nas regiões mais remotas da Amazônia Legal tenham também o direito ao acesso à energia elétrica e aos benefícios que ela proporciona”, frisou César Pires.

A sessão solene contou com a presença do desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf; do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; da secretária de Estado do Meio Ambiente, Raysa Queiroz; do diretor-geral da Defensoria Pública, Luís Otávio; do promotor de Justiça do Meio Ambiente, Fernando Barreto; do juiz Douglas de Melo Martins, e do presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental, Sálvio Dino, dentre outras autoridades, familiares e demais convidados.

“É realmente uma honra extraordinária para qualquer brasileiro, qualquer cidadão, ainda mais da minha origem, receber essa homenagem. O deputado César Pires teve essa generosidade de apresentar essa proposição e, hoje, eu estou aqui para agradecer à Assembleia Legislativa do Maranhão por essaq honraria, especialmente ao deputado César Pires”, discursou Sandoval de Araújo Feitosa Neto, ao fazer um retrospecto de sua história enquanto homem público, agradecendo, também, às autoridades e demais convidados.

Agência Assembleia
Durante a homenagem, Sandoval de Araújo fala da felicidade de receber a honraria concedida pelos deputados estaduais

Biografia

Natural de Oeiras, no estado do Piauí, Sandoval de Araújo Feitosa Neto chegou ao Maranhão muito jovem e com muitos sonhos para estudar Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Maranhão. Profissional nacionalmente conhecido, Sandoval exerce, desde maio de 2018, o cargo de diretor na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

É também mestre pela Universidade de Brasília (Unb) e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de diversos cursos e treinamentos no Brasil e no exterior.

Coincidente com o cargo de Diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa foi eleito, entre os anos de 2018 e 2020, Diretor da ABAR - Associação Brasileira das Agências de Regulação, entidade nacional representativa das Agências de Regulação de Serviços Públicos, responsável pelo fortalecimento e discussão do marco regulatório das agências municipais, intermunicipais, estaduais e federais de Regulação.

Na ANEEL, exerceu também diversos cargos de destaque de âmbito nacional, dentre eles o de assessoria da Diretoria, o de superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão e o de superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, além de também ter atuado como fiscal da agência, oportunidade em que realizou inúmeras diligências de fiscalização pelo país, sendo muitas delas no Maranhão.

Apesar de possuir atuação em todo o país, o Sandoval Feitosa mantém seus compromissos com a região Nordeste, e principalmente o estado do Maranhão, na luta pelo desenvolvimento econômico e pela diminuição da desigualdade social.

Na área de inclusão e desenvolvimento social, Sandoval Feitosa tem trabalhando para que mais famílias tenham acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que dá descontos nas contas de luz a consumidores de baixa renda.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA