16/01/2023 18h38

Sustentabilidade - Assembleia lança Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Sustentabilidade - Assembleia lança Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Na cerimônia, presidente Othelino Neto destacou a importância da iniciativa para a Assembleia e a sociedade

A Assembleia Legislativa do Maranhão lançou, na manhã desta segunda-feira (16), no Plenário Nagib Haickel, o ‘Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ‘(PGRS), em solenidade comandada pelo presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB). A iniciativa, que integra as ações do ‘Programa Alema Sustentável’, constante do Planejamento Estratégico do Legislativo, representa um importante marco da Casa, na área da sustentabilidade e preservação ambiental.

O PGRS é baseado nos princípios da não geração e da minimização de resíduos. O plano aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, à diminuição, segregação, identificação, acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição final.

Othelino Neto destacou a importância da adoção dessas medidas para a Assembleia e a sociedade. “Este momento reforça o compromisso de nossa gestão com o equilíbrio do meio ambiente. São investimentos que primam pela qualidade ambiental e estimulam a participação dos cidadãos nesses processo", afirmou.  

O diretor-geral da Alema, Valney Pereira, falou sobre a importância da ação implementada pela Assembleia com vistas à preservação ambiental. “A gestão do resíduo sólido visa controlar e reduzir os riscos ao meio ambiente, assegurando o correto manuseio e disposição final dos produtos descartáveis”, disse.

Agência Assembleia
Valvey Pereira, diretor-geral da Assembleia, falou sobre as medidas adotadas para a gestão dos resíduos na Alema
Valvey Pereira, diretor-geral da Assembleia, falou sobre as medidas adotadas para a gestão dos resíduos na Alema

Reutilização

De acordo o diretor administrativo da Alema, Antino Noleto, O PGRS viabiliza a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos, bem como a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

“Além disso, esse conjunto de práticas de gerenciamento de resíduos sólidos busca minimizar a geração de resíduos e adequar a segregação de sua origem. Queremos controlar e reduzir riscos ao meio ambiente, assegurando o correto manuseio em conformidade com a legislação vigente”, acrescentou Antino.

O diretor destacou também os 5Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. “A Casa do Povo quer ser exemplo desse movimento que envolve os servidores e visitantes, sugerindo mudanças de comportamento com o objetivo de sensibilizar o ato de descartar e consumir com responsabilidade. Seguiremos as melhores e boas práticas de proteção da natureza, garantindo o futuro das próximas gerações”, concluiu.

Agência Assembleia
Presidente Othelino assina termo de cooperação com a Cooresema para que a instituição receba os materiais recicláveis descartados
Presidente Othelino assina termo de cooperação com a Cooresema para que a instituição receba os materiais recicláveis descartados

Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação com a Cooperativa de Resíduos Sólidos do Estado do Maranhão (Cooresema), permitindo à instituição a captação de todo o materail reciclável descartado pela Alema. "É uma honra fazer parte desse momento. Era um sonho que eu tinha, pois trabalho há 22 anos nesse segmento. A Assembleia Legislativa torna-se agora totalmente sustentável. E receber os resíduos da Alema é maravilhoso para nós e um grande avanço na luta por um meio ambiente sustentável”, afirmou a presidente da entidade, Maria José Castro.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA