17/01/2023 14h28

Creche-Escola Sementinha realiza 'Semana Pedagógica' abordando matemática e inteligência emocional

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Wesley Ramos / Agência Assembleia
Creche-Escola Sementinha realiza
Professores da Creche-Escola Sementinha participam da 'Semana Pedagógica' realizada no auditório da Escola do Legislativo

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), realizou, nesta terça-feira (17), a 'Semana Pedagógica' direcionada aos professores e abordando conhecimentos nas áreas de 'Matemática' e 'Inteligência Emocional'.

O evento é de suma importância neste período que antecede o início do ano letivo, previsto para começar no dia 30 deste mês para os alunos da Pré-Escola I ao 5º Ano do Ensino Fundamental Menor e em 6 de fevereiro para as turmas do Maternal I e II. No total, estão matriculados 260 alunos. Pela primeira vez, está sendo oferecido o 5º Ano do Ensino Fundamental Menor.

A formação em 'Matemática', realizada no auditório da Escola do Legislativo (Elema), contou com a participação de 12 professores. A capacitação foi ministrada de forma on-line por Maria Raimunda Oliveira, da empresa Moderna Compartilhada. A coach Ana Flávia foi a intermediadora.

A diretora pedagógica da Creche-Escola Sementinha, Cynthya Vieira, destacou a importância da iniciativa. “Pensamos esse momento com muito carinho para ampliar nosso conhecimento sobre o melhor método de ensinar matemática, matéria que faz parte de nosso dia a dia. Buscamos a aplicabilidade dessa nova forma de encará-la e ensiná-la a partir do conhecimento que nossos alunos já possuem”, esclareceu.

Novo olhar

A professora Vanessa Cruz falou da relevância de se trabalhar um novo olhar sobre a matemática. “É uma formação muito importante e, hoje, precisamos nos apropriar do conceito científico sem desconsiderar o entendimento do senso comum”, disse.

Wesley Ramos / Agência Assembleia
Docentes durante capacitação realizada nas instalações da Creche-Escola Sementinha, na manhã desta terça-feira
Docentes durante capacitação realizada nas instalações da Creche-Escola Sementinha, na manhã desta terça-feira

Inteligência Emocional

A formação em 'Inteligência Emocional' foi realizada de forma presencial com a participação de 15 professores do Maternal I e da Pré-Escola II, na própria Creche-Escola Sementinha. A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Bruna Borba, foi a ministrante.

“A percepção e o conhecimento das emoções são de fundamental importância para o dia a dia em sala de aula. Precisamos fazer com que as crianças se conheçam e trabalhem suas emoções nas relações entre si e com os professores. É preciso que elas se percebam diante de situações de conflito, o que é muto recorrente na Educação Infantil”, disse Bruna Borba.

Waleska Trinta, professora da Pré-Escola I, salientou a relevância do autoconhecimento para o processo ensino-aprendizagem.

“Todos nós precisamos nos autoconhecer. Esse é o ponto de partida para termos o equilíbrio emocional necessário. Trabalhamos com diversas famílias e cada uma tem a sua particularidade. Hoje, os pais, na sua maioria, não dedicam o tempo que deveriam aos seus filhos e isto demanda mais atenção da escola. Por isso, temos que estar preparados para recebê-los. Se eu me conhecer enquanto professora, estarei pronta para lidar com eles”, afirmou.

 

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA